Imprimir

Secretaria de Meio Ambiente fiscaliza córregos de Maringá

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) de Maringá coleta amostras de águas em ribeirões e córregos do município para verificar se efluentes de empresas lançados nesses cursos de água estão em conformidade com as normas ambientais. A previsão é que em 15 dias os laudos estejam finalizados.

Equipes da Sema com as do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Sanepar coletaram amostras em três pontos do Córrego Borba Gato com o objetivo de averiguar a causa do desaparecimento de peixes, conforme determinação do Ministério Público. Com o laboratório Labsam, a Sema coletou amostras do Ribeirão Floriano.

Nas amostras, entre outros itens, são analisadas o PH, turbidez, presença de metais pesados, óleos e graxas, demandas bioquímicas de oxigênio (DBO) e química de oxigênio (DQO). O Ribeirão Floriano e o Córrego Borba Gato são afluentes do Rio Ivaí, segunda maior bacia hidrográfica do interior do Paraná. Sema, UEM e Sanepar também coletaram amostras do Ribeirão Paiçandu.

O secretário de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, Ederlei Alkamin, destacou a importância da comunidade em denunciar atividades que colocam em risco a fauna e flora dos recursos hídricos. "Reestruturamos a equipe de fiscais e realizamos mais de 1,6 mil vistorias, apurando queimadas ilegais, poluição sonora e outros casos de degradação ambiental. A participação da comunidade será fundamental para a preservação do meio ambiente em nosso município", destaca.

Eco Expresso

Além das coletas, a Sema realiza em parceria com a Sanepar, atividades de educação ambiental com o "Eco Expresso", ônibus adaptado que conta com uma grande maquete em seu interior, apresentando o caminho da água, incluindo todo processo de captação, tratamento e distribuição de água limpa.

Neste sábado, 9, o Eco Expresso estará no estacionamento do Estádio Willie Davids (Avenida Prudente de Morais s/n), das 7 e 13 horas; no domingo, 10, no Parque do Ingá (Avenida São Paulo, s/n), entre as 9 e 16 horas.

Saiba mais

Denúncias sobre poluição de rios podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal, através do fone "156" ou pelo site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br

Coleta de amostra de água do Córrego Borba Gato
http://maringa.odiario.com/maringa/2017/12/secretaria-de-meio-ambiente-fiscaliza-corregos-de-maringa/2444456/