Imprimir

Candidatos que fizeram as provas da primeira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2014, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em novembro passado, questionam os critérios de correção da redação e pedem a revisão das notas. Segundo a UEM, 14 e

Candidatos que fizeram as provas da primeira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2014, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em novembro passado, questionam os critérios de correção da redação e pedem a revisão das notas. Segundo a UEM, 14 estudantes protocolaram requerimentos entre os dias 12 e 15 deste mês, solicitando documentos e planilhas para justificar a nota atribuída a cada gênero textual produzido.

Os alunos pedem esclarecimentos sobre a forma de correção das dissertações, se em primeira ou terceira pessoa do singular. As provas do PAS foram aplicadas a 27,1 mil inscritos no dia 16 de novembro passado.

Amália Donegá, procuradora jurídica da UEM, informou que todos os protocolos foram analisados pela Comissão do Vestibular Unificado (CVU), que considerou improcedentes as solicitações. "O gênero textual trabalhado não altera se a correção tiver sido feita em primeira ou terceira pessoa. Se o candidato escreveu em primeira ou em outra pessoa, isso não anula a prova por si só", explicou.

A nota zero, de acordo com o Manual do Candidato, é lançada ao inscrito que não produzir o gênero textual solicitado; fugir à temática proposta; misturar gêneros ou ser impreciso; usar letra ilegível; entre outros.

Corretores
As redações são corrigidas por bancas de professores das áreas de Língua Portuguesa, Linguística e Literatura, e cada texto é avaliado por, pelo menos, dois corretores. Segundo a UEM, nem todos os candidatos que fizeram a queixa zeraram nas redações, e alguns foram classificados para a segunda etapa do PAS.

A instituição informou ainda que o edital 17/2014 prevê que a partir do momento em que o candidato entrega aos fiscais a versão definitiva da redação, não cabe revisão da prova. "A CVU não poderia aceitar a solicitação porque estaria ferindo a isonomia dos outros (inscritos) que fizeram as provas", diz Amália.

PROCURA
16.118 candidatos
Foi o número alunos inscritos na Etapa 1 do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2014, da UEM

 

http://digital.odiario.com/cidades/noticia/1265538/nota-da-redacao-e-questionada/