Imprimir

Termina hoje, em Maringá, evento sobre saúde mental


Em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, a secretaria da Saúde de Maringá iniciou, nessa semana, o evento 'Saúde Mental: Enfrentamentos e Desafios', cujas atividades terminam hoje.

A programação do evento conta com a 'Expoemoções', exposição itinerante de telas produzidas pelos usuários dos serviços de saúde mental. Hoje, profissionais ministram palestras à comunidade.

De acordo com o secretário da Saúde e presidente da comissão organizadora do evento, Antonio Carlos Nardi, o principal objetivo do evento é promover a conscientização da comunidade para obter apoio na inserção do portador de transtorno mental nas atividades familiares e sociais.

Além disso, dá visibilidade ao Movimento Organizado dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM).

Diante disso, Nardi explica que o evento é um momento de reflexão e discussão, no qual tanto a sociedade quanto os profissionais da área de saúde mental devem comparecer. "Devemos nos preparar para sermos agentes terapêuticos e enfrentar o problema, que é crescente no Brasil", ressalta.

Assim, a comissão programou, para os três primeiros dias do evento, a exposição das telas criadas pelos portadores de transtorno mental. As obras serão comercializadas e estão percorrendo pontos de grande movimento, como shoppings, agências bancárias e Paço Municipal.

Hoje acontece uma série de palestras. No período da manhã, o psicólogo Hélio Honda, professor de mestrado em psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), falará sobre 'Ética, subjetividade e transtorno mental'.

Na seqüência, o público assistirá a uma peça de teatro sobre 'Humanização' com a equipe dos Médicos da Graça, dirigida por Pedro Uchoa, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

No período da tarde, a psicóloga Dayse Joppert, diretora do Centro de Atenção Psicossocial Infantil Boa Vista, de Curitiba, faz palestra sobre o tema: 'Como lidamos hoje com o transtorno mental: usuários, familiares, profissionais e comunidade'.

Para encerrar, será realizada uma mesa redonda com o tema: 'Rede de Atenção à Saúde Mental em Maringá: balanços e perspectivas'. As atividades acontecem no Cine Teatro Plaza, com início às 8 horas. As atividades são abertas à comunidade.