Imprimir

Fachadas renovadas para garantir bom preço

O imóvel que vai ser colocado à venda merece tratamento especial. Uma boa pintura e pequenos consertos são um presente ao novo dono e garantem um preço melhor na hora da venda

 

Os especialistas recomendam um verdadeiro banho de loja na casa ou apartamento, na hora de conquistar o comprador para um imóvel. Uma casa antiga, bem localizada e espaçosa, que vai ser vendida pelos herdeiros pode se transformar em um verdadeiro tesouro.

Segundo o arquiteto Carlos Augusto de Melo Tamanini, professor-mestre do Departamento de Arquitetura da Universidade Estadual de Maringá, uma construção antiga oferece vantagens. "O dimensionamento dos ambientes e a espessura das paredes melhoram o desempenho térmico, porém, na maioria dos casos é necessária uma avaliação dos revestimentos e da pintura", explica.

Os imobiliaristas dizem que a renovação visual é a melhor forma de conquistar o olhar do cliente e concordam que encantar é o segredo para uma negociação vantajosa para os dois lados: cliente e investidor.

"O ideal é que o imóvel esteja praticamente pronto para ser ocupado, ou seja, bonito, bem conservado e limpo", enfatiza o imobiliarista Valdo Nonis. Ele diz ainda que o jardim bem cuidado e a pintura nova podem ajudar a manter o preço na hora de fechar negócio.

"Ao escolher um produto na vitrine, o cliente quer o chama atenção, mesmo que o preço não seja tão bom. A lógica do imóvel é a mesma", finaliza o imobiliarista Adilson Santana.

O raciocínio é simples: é preciso atrair os olhos do comprador. Um imóvel desgastado pelo tempo, com problemas estruturais de infiltração, vazamentos, pisos quebrados ou danos na fiação ou encanamento, exigem reforma e quem compra sabe da despesa extra, por isso vai pechinchar ao máximo e o lucro da venda poderá ser menor.


O arquiteto pode dimensionar a reforma ideal


* Algumas dicas são fundamentais, cores em tons claros e revestimentos neutros evitam erros e proporcionam uma melhor aceitação entre os possíveis compradores;

* Na fachada, o emprego de adornos e enfeites deve ser evitado, porque na maioria dos casos esses detalhes são pessoais. O que é bonito para um, pode ter um efeito desastroso para outros;

* Imóveis com estilos arquitetônicos marcantes do passado ficam renovados com mudanças de esquadrias, de forro, ajustes nas instalações elétrica, hidráulica, de gás e, principalmente, uma nova proposta de fachada.