Imprimir

Gregos e troianos

Evento de extensão na UEM debate questões sobre a antigüidade grega a partir de filmes recentes; na programação, "Tróia", "300" e "Alexandre"

O Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está promovendo um evento de extensão aberto a toda a comunidade. É o "Visitando e discutindo a Antigüidade grega por meio de filmes", que exibe hoje, a partir das 8h30, "Tróia" (2004).

O evento começou no último dia 15 com a exibição de "Fúria de titãs" (que, em linhas gerais, discute o mito de Perseu). A coordenação é do professor Célio Juvenal da Costa, com apoio do CinUem. "Os filmes selecionados fazem parte do universo discutido pela disciplina de Filosofia da Educação Antiga, no curso de Pedagogia. 'Tróia' baseia-se na Ilíada de Homero fala do período dos reinos gregos e da tentativa de monopólio das rotas comerciais", diz Costa.

Os outros filmes a serem exibidos são "300" (2007), em maio e "Alexandre" (2004), em junho. "O primeiro mostra o período das cidades-Estado na Grécia, baseado no livro 'História',do Heródoto. 'Alexandre' aborda a expansão da cultura grega no império macedônio. Os filmes são recursos didáticos, são outras formas de ter contato com aquele mundo e tentar entender melhor as questões trabalhadas em sala de aula", explica.

Segundo ele, a idéia é sair da sala de aula e trabalhar com a motivação e interesse dos alunos. Por enquanto, a iniciativa tem dado certo. Ao final da exibição, há um debate. Questionado sobre a qualidade dos filmes selecionados, o professor comenta: "Não dá para acreditar que os filmes sejam fiéis à História, mas eles são fiéis aos documentos históricos. 'Tróia' é fiel à 'Ilíada' de Homero, a questão é saber se 'Ilíada' foi fiel à História".

"Todos os professores que tiverem atividades pedagógicas com cinema terão nosso apoio. Além da programação semanal, desenvolvemos várias outras atividades que envolvem cinema, ensino, pesquisa e extensão", comenta a coordenadora do CinUem, Fátima Neves. Ela afirma que já estão programadas novas mostras, entre elas uma sobre 'Cinema e aquecimento global'.