Imprimir

UEM mantem alterações nas provas do Vestibular

No Vestibular de Inverno 2008, o teste seletivo da Universidade Estadual de Maringá (UEM) sofreu significativas alterações, como a eliminação das questões discursivas e a opção pelas de múltipla escola ao invés das objetivas.

A mudança obteve boa avaliação e foi mantida, à risca, para o Vestibular de Verão.

A alteração, a grosso modo, torna o vestibular da UEM mais parecido com o da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Um formato que, segundo o presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), Doherty Andrade, beneficia o candidato mais bem preparado.

"A prova valoriza quem sabe e penaliza quem chuta", comenta.

Em relação ao formato anterior, a redação ganhou um peso maior. Estarão em jogo 120 pontos, com a eliminação do candidato que somar menos de 24 pontos. De um texto mais longo, a Universidade passou a cobrar de dois a quatro textos menores.

"Antes a gente cobrava a tipologia, narração e dissertação, que deram vez a gêneros como resumo, carta, bilhete, relatório, entre outros."

E, conforme citou Andrade em entrevista anterior, sai na frente quem lê jornal diariamente.