Imprimir

Curso de Técnico em Edificações no Senai



 
Ricardo Lopes

Para Carvelli, a expectativa do Senai é de colher bons frutos


O Senai começa a ofertar no próximo ano o Curso de Técnico em Edificações. Os interessados devem se inscrever para um teste seletivo até o dia 27 deste mês.

Ao técnico habilitado concentra-se a responsabilidade ligada ao projeto, à construção e manutenção de obras ditas leves na construção civil, como prédios, residências e edificações urbanas e rurais.

"O técnico em Edificações vem suprir a necessidade de um profissional orientado para o ofício de gerenciamento da obra, atribuição que geralmente fica com do mestre de obras", diz o coordenador de cursos da área de construção civil do Senai, Edenir Carvelli. O engenheiro civil responde pela execução e o técnico pela administração da obra. Além disso, assessora diretamente o engenheiro.

Planejamento e desenvolvimento de projetos, orçamento, compra de materiais, seleção e treinamento do pessoal, levantamento topográfico, supervisão e acompanhamento. Todas essas atribuições capacitam o técnico para atuar também em laboratórios de análise de materiais utilizados na construção civil.

O estudante Rodrigo Fernandes, 24 anos, quer fazer o curso para aliar a prática de quase dez anos trabalhando na área com a teoria que aprenderá no curso. "Quero estar qualificado intelectualmente também", declara.

Segundo Carvelli, uma pesquisa que uniu entidades da construção civil do Paraná e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) assegurou que a abertura do curso estava coerente com a demanda desse profissional na região de Maringá.