maringa-ganha-novo-planetario-digital
    09-10-2024
    Um planetário foi inaugurado dentro do campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Noroeste do Paraná. O Planetário Professor Carlos Alfredo Argüello tem capacidade para 35 pessoas e conta com poltronas reclináveis e ar condicionado.

    Nesta atração cultural e científica serão exibidos filmes curtos sobre astronomia, cosmologia, física e outros temas científicos. A ideia é de que o espaço moderno seja uma ferramenta importante para a formação dos estudantes e para despertar o interesse do público pela ciência.

    As escolas e outras instituições podem visitar o planetário a partir de agendamentos. A UEM já contava com outro planetário totalmente analógico. Agora, a universidade é a única do Brasil que conta com dois planetários funcionais, um analógico e um digital.

    universidades-do-parana-estao-entre-as-melhores-do-mundo
    15-10-2024
    Quatro universidades do Paraná estão entre as melhores instituições de ensino do mundo. É isso que aponta um ranking que avaliou indicadores de faculdades públicas e privadas de 115 países, das quais 61 são brasileiras.

    As universidades de Londrina (35º) e de Ponta Grossa (39º) estão entre as 40 brasileiras mais bem avaliadas. Já as universidades de Maringá e do Oeste do Paraná estão nas posições 44 e 47 do Brasil. Para a reitora da UEL, Marta Regina, a presença da instituição em rankings nacionais e internacionais mostra a excelência do ensino público.

    O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, detalha as medidas adotadas para tornar a universidade mais plural e internacionalizada.

    Segundo a metodologia do World University Rankings 2025, cada instituição foi avaliada em cinco categorias: ensino, ambiente e qualidade de pesquisa, perspectivas internacionais e relação com a indústria. Considerando o primeiro índice, de qualidade da educação, as quatro universidades estaduais paranaenses estão entre as 30 melhores do país.

    foto-uem-e-uel-850x560
    11-07-2024
    UEM e UEL tem destaque entre as 38 brasileiras no Leiden Ranking 2024
    As universidades estaduais de Maringá(UEM) e de Londrina(UEL) tiveram destaque no ranking sobre pesquisas científicas. O Leiden Ranking 2024 é realizado pela universidade de Leiden, na Holanda. Ele conta com 1.506 universidades, de 72 países. O Brasil ocupa a 12ª colocação, junto com a Polônia, com 38 universidades selecionadas. Dentre os critérios para avaliação, foram selecionados artigos publicados entre 2019 e 2022. De acordo com levantamento, a UEM teve 1.926 artigos publicados, e a UEL 1.341.Dentre as 38 universidades brasileiras do ranking, a 1ª colocada é a Universidade de São Paulo (USP), em 2º a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em 3º a Universidade de Campinas (Unicamp). A UEM aparece na 20º colocação e a UEL na 29º posição, dentro das universidades brasileiras.

    uem-fachada2-850x560
    06-05-2024
    A remuneração dos aprovados pode chegar a R$ 10,6 mil

    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com 23 vagas abertas para professores temporários. As vagas são para seis centros de ensino.

    No campus-sede em Maringá, e em três campos regionais que ficam em Goioerê, Umuarama e Vale do Ivaí (em Ivaiporã). A remuneração dos aprovados pode chegar a 10 mil e 600 reais.

    Do total de vagas, nove são para Ciências da Saúde, seis para Tecnologia, três para Ciências Agrárias, três para Ciências Humanas, Letras e Artes, uma para Ciências Exatas e uma para Ciências Sociais Aplicadas. As inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 20 de maio.

    uem-fachada2-850x560
    24-08-2023
    A prova será realizada em 27 de agosto de 2023
    As inscrições para o vestibular de inverno da Universidade Estadual de Maringá (UEM) abrem dia 30 de maio, final deste mês e vão até 10 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 177 e a data limite para se efetuar o pagamento é 12 de julho e o pagamento pode ser via PIX.No momento do cadastro há possibilidade do uso do nome social pelas pessoas inscritas. Segundo a instituição, o edital das inscrições será publicado no dia 18 de julho e os locais de provas serão divulgados a partir do dia 27 de julho. A prova será realizada dia 27 de agosto de 2023, das 13h50 às 19h.
    As novidades para essa edição estão na possibilidade do candidato optar por até três cursos de graduação no momento da inscrição. Os cursos pelos quais o candidato fará opção não precisam ser de uma mesma área. Outra novidade está no processo de avaliação, onde a redação passa a somar 120 pontos. Neste vestibular também será feito o reconhecimento facial e alguns quesitos que zeravam a redação foram excluídos, conforme a UEM.

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2025 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.