Imprimir

INICIATIVA DA UEM: BANNERS DE LONA VIRAM ROUPAS E ACESSÓRIOS

Trabalho cientíco apresentado em formato de pôster. Evento nalizado. E agora, o que fazer com esse banner de lona? Guardá-lo é uma opção – no entanto, talvez nunca mais ele seja reaberto nem lido. Que tal, então, transformá-lo numa bolsa moderníssima ou num acessório com a “cara” da moda? É isso que um projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM) faz.

E mais do que evitar descarte indevido e reaproveitar os materiais, o desenvolvimento de produtos contribui ao aumento de renda de artesãos e famílias carentes. Em uma verdadeira ação de sustentabilidade, após recolhimento de banners, o projeto dá cursos gratuitos, nos quais abordam-se a importância da reciclagem e técnicas de preparo, composição visual, corte, costura, estamparia, acabamento e vendas por meio das redes sociais. Antes do desenvolvimento, as lonas são higienizadas e há execução de protótipos das peças pretendidas.

Bolsas, brincos, colares, itens de decoração, capas e muito mais estão sendo feitos; o portfólio já conta com aproximadamente 50 produtos. E as aulas teóricas e práticas para a comunidade são ministradas pela professora Maiara de Oliveira Santos e por estudantes de Design e Moda da UEM. Já houve oficinas no Câmpus Regional de Cianorte da UEM e, atualmente, são realizadas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Paiçandu.

Intitulado de “Aplicação de técnicas de desenvolvimento de produtos utilizando reaproveitamento de materiais descartados (Projeto Lona)”, essa iniciativa da UEM é financiada pelo Fundo Paraná e iniciou suas atividades em outubro de 2018. Contudo, era desejada desde 2015, quando a coordenadora do projeto, Cláudia Cirineo Ferreira Monteiro, desenvolvia sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Nottingham, na Inglaterra, onde se encantou pelo reaproveitamento de lonas.

Coordenadora, Claúdia Monteiro mostra foto de mochila produzida. Foto: Divulgação
Doe seu banner
A doação de banners de lona de quaisquer tamanhos pode ser feita em dois lugares. Em Maringá, na secretaria do Centro de Tecnologia (CTC) da UEM: sala 7 do Bloco C-67. Em Cianorte, na secretaria do Departamento de Design e Moda (DDM) da UEM: sala 5 do Bloco Y-03. Caso queira tirar dúvidas ou solicitar cursos, entre em contato por meio do e-mail projeto   ou do perfil oficial no Instagram.
Docentes e acadêmicos ministram ocinas gratuitamente. Foto: Divulgação

https://gmconline.com.br/noticias/cidade/banners-de-lona-viram-roupas-e-acessorios