Programa de extensão promove empreendedorismo e inovação junto a estudantes do CCA; saiba como participar
O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) lançou, na última sexta-feira (20), a segunda edição do programa de extensão EmpreendAgro. A cerimônia de lançamento ocorreu no Auditório do Bloco J45, no câmpus sede da UEM.
A iniciativa, que já tem inscrições abertas, ocorre em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a rádio UEM FM 106,9. O objetivo é promover o empreendedorismo e a inovação junto a estudantes do CCA/UEM, por meio de mentorias e do desenvolvimento de projetos práticos pelos acadêmicos. Ao final do programa, as melhores propostas serão premiadas.
Segundo o reitor, Leandro Vanalli, a realização do EmpreendAgro exemplifica a busca da gestão da UEM pelo estreitamento de laços com a comunidade e o setor produtivo. “Estamos abertos a parcerias. Enquanto Universidade, temos um mar sem fim de possibilidades, e quando essas possibilidades encontram as águas da sociedade civil organizada, que tanto precisa de nós, o infinito aparece. Não há limites para fazermos o bem para a comunidade, assim como não há sentido em empreender sem compromisso social”, afirmou.
A diretora do CCA e coordenadora do EmpreendAgro, Adriana Aparecida Pinto, destacou que a iniciativa busca conectar os estudantes com o mercado de trabalho. “Tudo isso começou quando identificamos uma lacuna nas Ciências Agrárias, que era a necessidade de nossos alunos terem contato com o meio do empreendedorismo e da inovação. Tenho uma imensa gratidão aos nossos inúmeros parceiros, incluindo a atual gestão da UEM, que tem contribuído muito para o desenvolvimento do CCA”, frisou.
Também compuseram a mesa de honra a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UEM, Keila de Souza Silva; o gerente da regional Noroeste do Sebrae, Wendell Myler da Silva Gussoni; e o diretor de pecuária da Sociedade Rural de Maringá (SRM) e chefe do núcleo regional de Maringá da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Jucival Sá, que representou, no evento, a presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, e o secretário estadual da Seab, Natalino Avance de Souza.
Inovação e empreendedorismo no agronegócio
O programa de extensão é aberto a estudantes de todos os cursos afetos ao CCA - Agronomia, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária e Zootecnia, ofertados no câmpus sede e nos câmpus regionais da UEM. Os acadêmicos interessados devem entrar em contato com a coordenação do respectivo curso, até o dia 20 de outubro. A participação é totalmente gratuita.
As atividades do programa serão realizadas no período entre 25 de outubro e 29 de novembro, com encontros presenciais no Sebrae e no próprio CCA, em Maringá. Os estudantes inscritos participarão de palestras, mentorias e workshops com professores e empresários do ramo.
Divididos em grupos, os participantes desenvolverão ideias de empreendedorismo no ramo do agronegócio. Os acadêmicos receberão acompanhamento especializado dos consultores em todas as etapas da produção - descoberta, ideação, validação, prototipação e pitch. Os melhores projetos serão anunciados e premiados durante a cerimônia de encerramento do programa.
Além da possibilidade de premiação, o EmpreendAgro oferece aos estudantes oportunidades de carreira e uma extensa rede de contatos com o mercado. O objetivo da ação é desenvolver, nos alunos, habilidades de inovação e empreendedorismo e a cultura de startups.
A primeira edição do programa ocorreu no segundo semestre de 2023 e reuniu acadêmicos de todos os cursos do CCA. Os projetos vencedores foram anunciados em dezembro.
Presenças
Além das autoridades que compuseram a mesa de honra, também estiveram presentes à solenidade de lançamento da segunda edição do EmpreendAgro o diretor-adjunto e diretor eleito do CCA, Carlos Alberto de Bastos Andrade; o diretor-adjunto eleito do CCA, Ferenc Istvan Bánkuti; a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Nilza Sanches Tessaro Leonardo; a diretora-adjunta e diretora eleita do CCH, Érica Fernandes Alves; o diretor do Centro de Tecnologia (CTC), Romel Dias Vanderlei; o diretor-adjunto e diretor eleito do CTC, Edwin Vladimir Cardoza Galdamez; o coordenador do curso de Zootecnia da UEM, Leandro Dalcin Castilha; o coordenador do curso de Engenharia Agrícola no Câmpus do Arenito (CAR), em Cidade Gaúcha, Reny Adilmar Prestes Lopes; e o coordenador do curso de Agronomia no Câmpus Regional de Umuarama (CAU), João Paulo Francisco.
Compareceram, ainda, o pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), José Maria de Oliveira Marques; o diretor de Recursos Humanos (DRH), Eder Rossato; o coordenador-técnico do Escritório de Projetos e Processos (EPP), Sidinei Silvério da Silva; o representante do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em Maringá, Nilson Marcos Tazinafo; e a gestora de Agronegócio da regional Noroeste do Sebrae, Beatriz Poletto. Também prestigiaram a solenidade representantes da Governança do Agro de Maringá, da Câmara do Agronegócio do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e das empresas Dream Fértil e Ame Farms, que apoiam a iniciativa, bem como demais empresários, convidados e profissionais da imprensa.