Eati capa

Evento é fruto da colaboração entre várias instituições, incluindo a Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Nos dias 28 e 29 de novembro, ocorrerá a 14ª edição do Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (Eaiti), com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) como anfitriã. O tema central deste ano será "A Inteligência Artificial no Desenvolvimento Tecnológico".

Este evento é fruto da colaboração entre várias instituições, incluindo a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A cada ano, o encontro é realizado em uma dessas universidades, refletindo o compromisso com a formação e inovação.

Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) das instituições participantes são convidados a apresentar seus trabalhos. As inscrições e a submissão dos resumos para os bolsistas do Pibiti do ciclo 2023/2024 vão até o dia 11 de outubro e podem ser realizadas neste link. Para os interessados em participar como ouvintes, as inscrições estarão abertas até o dia 27 de novembro, também no mesmo site.

As universidades públicas exercem um papel vital no desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estão inseridas. No Paraná, essas instituições não apenas formam profissionais qualificados, mas também promovem o crescimento econômico, tecnológico e cultural da comunidade. Ao capacitar cidadãos com habilidades técnicas avançadas e uma mentalidade empreendedora, as universidades públicas fomentam a inovação e a criação de soluções que aumentam a competitividade das empresas locais.

Esperamos que o EAITI fortaleça a investigação, o debate intelectual e a descoberta, promovendo a interação entre estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade em geral. Que o pensamento crítico e a criatividade sejam incentivados, preparando os estudantes não apenas para o mercado de trabalho, mas também para enfrentar os desafios complexos da sociedade contemporânea.