Universidade tem dez propostas aprovadas no Programa de Apoio a Ambientes Promotores de Inovação no Paraná
Todas as dez propostas inscritas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram selecionadas para o Programa de Apoio a Ambientes Promotores de Inovação no Paraná - Edição Instituições/Organizações, realizado pela Fundação Araucária (FA). O resultado da pré-seleção da chamada pública “Tadeu Felismino” (CP 20/2023) foi publicado pela FA na última semana.
O número de aprovações da UEM é o maior entre todas as instituições que inscreveram projetos. Em segundo lugar, destacam-se o Centro de Pesquisa da Universidade Positivo (CPUP) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), com cinco propostas cada. Ao todo, o edital disponibilizará R$ 14,75 milhões em recursos para 58 iniciativas, de 20 universidades, institutos e parques tecnológicos do Paraná.
Conforme a FA, o programa visa à destinação de recursos financeiros não reembolsáveis às propostas aprovadas. O objetivo da ação é incentivar o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade e a interação entre ambientes promotores de inovação, empresas, setor produtivo e sociedade paranaense.
Todos os projetos selecionados apresentam sintonia com os ecossistemas de inovação do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT-PR), os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), ou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, conforme o regulamento da chamada pública, as propostas deveriam estar cadastradas junto ao Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec).
Entre as dez aprovações da UEM, as iniciativas da UEM contemplam cinco das oito categorias de ambientes promotores de inovação estabelecidas pelo Separtec - Pré-incubadora, Aceleradora, Centro de Inovação, Parque Tecnológico e Hub de Inovação.
Conforme o reitor da UEM, Leandro Vanalli, o protagonismo na aprovação de projetos pela Fundação Araucária reflete a força da UEM no tripé ensino, pesquisa e extensão. “É uma captação de recursos importante, conquistada pela UEM por toda sua potencialidade na produção de projetos que têm impacto social e no desenvolvimento do território. Essa chamada pública mostra a capacidade dos pesquisadores da nossa Universidade em apresentar soluções para o desenvolvimento nos âmbitos social, humano, cultural e econômico”, ressaltou. “Parabéns aos nossos pesquisadores e também aos departamentos e programas de pós-graduação, e à nossa UEM por essa grande captação de recursos”, finalizou.
Assessora de Inovação da Diretoria de Pesquisa da UEM, Keila de Souza Silva é coordenadora de sete propostas selecionadas, todas desenvolvidas no câmpus sede da UEM.
Outras duas ações são vinculadas ao Câmpus Regional de Cianorte (CRC), sob coordenação da professora do Departamento de Design e Moda (DDM) Cristina do Carmo Lucio Berrehil El Kattel. Uma proposta, coordenada pela docente do Departamento de Tecnologia (DTC) Beatriz Cervejeira Bolanho Barros, é desenvolvida no Câmpus Regional de Umuarama (CAU).
Projetos selecionados
1 - Jornada Empreende Health. Coordenação: Keila de Souza da Silva
2 - Projeto Armazém Digital - SBM Software By Maringá. Coordenação: Keila de Souza Silva
3 - Estruturação Living Lab - Instituto Unimed. Coordenação: Keila de Souza Silva
4 - O uso da gamificação para ensino-aprendizagem no nivelamento da matemática. Coordenação: Keila de Souza Silva
5 - Programa de aceleração de startups em estágio inicial. Coordenação: Keila de Souza Silva
6 - Programa Startups de Sucesso. Coordenação: Keila de Souza Silva
7 - Reestruturação do espaço físico do Centro de Inovação de Cianorte para inclusão de pessoas neurodivergentes. Coordenação: Cristina do Carmo Lucio Berrehil El Kattel
8 - Consolidação do ambiente de prototipação do habitat de inovação pré-incubadora NIT. Coordenação: Cristina do Carmo Lucio Berrehil El Kattel
9 - Conexão para inovação. Coordenação: Keila de Souza Silva
10 - Technopark Umuarama. Coordenação: Beatriz Cervejeira Bolagno Barros