PEC PIT site

Investimento total previsto para apoiar os projetos e financiar as bolsas-auxílio é de R$ 24 milhões

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC), lançou ontem (6), a Instrução Normativa Nº 002/2024 – PEC, para candidaturas e submissões de propostas com objetivo de desenvolver projetos de extensão em sustentabilidade.

Na última sexta-feira (3), as universidades estaduais do Paraná estabeleceram uma parceria com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BRA), iniciativa contemplará a seleção de 200 projetos de extensão, concedendo 1.000 bolsas para graduandos e coordenadores adjuntos das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes, incluindo Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mais detalhes sobre o programa podem ser encontrados no edital disponível neste link.

O investimento total previsto para apoiar os projetos e financiar as bolsas-auxílio é de R$ 24 milhões. As bolsas terão o valor de R$ 700 para estudantes de graduação e R$ 1,4 mil para professores. As propostas podem ser submetidas até o dia 2 de junho, exclusivamente pela internet.

A submissão das propostas será feita diretamente pelo coordenador adjunto, conforme especificado no edital. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) auxiliará os docentes proponentes, bem como a coordenação do curso ao qual o projeto estará vinculado para fins de carga horária de Inserção Curricular da Extensão, mediante assinatura do termo de anuência. É importante destacar que a PEC não realizará análise técnica dos projetos, apenas assinará o termo de anuência desde que já tenha sido assinado pela coordenação de curso.

Segue abaixo o cronograma conforme o edital

Lançamento do edital

03/05/2024

Submissão das propostas dos projetos – 1ª etapa

06/05 a 02/06/2024

Análise dos projetos

03/06 a 12/07/2024

Divulgação do resultado preliminar da 1ª etapa

15/07/2024

Período de recursos contra o resultado preliminar

15/07 a 17/07/2024

Análise Recursos

15/07 a 19/07/2024

Divulgação do Resultado Final

22/07/2024

Cadastro dos projetos aprovados na plataforma – 2ª etapa

22/07 a 30/08/2024

Início das atividades

09/09/2024

A PEC está disponível para esclarecer dúvidas dos proponentes de duas formas:

1 – Reunião em formato remoto:

Assunto: Edital 001/2024 PTI e Itaipu Binacional

Data: Quarta-feira, 8 de maio

Horário: 14h às 15h (fuso horário: América/São Paulo)

Link da videochamada: https://meet.google.com/gwo-ajqq-dak

2 – Canal para tirar dúvidas via Diretoria de Extensão (DEX)

Contato: Alan Toledo

Ramal: 3797

E-mail: atsilva2@uem.br

Objetivo

O Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial da ITAIPU Binacional tem como objetivo principal apoiar projetos de extensão universitária em instituições de ensino superior públicas no estado do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul. Visa contribuir para a comunidade e fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade, com projetos centrados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU na Agenda 2030. Os principais eixos dos projetos são: educação ambiental; gestão em bacias; agricultura familiar, extensão rural e agroecologia; energias alternativas; plantas medicinais e fitoterápicos; piscicultura e pescadores; comunidades indígenas; gestão de resíduos sólidos e catadores; extensão universitária para ODS; saneamento rural e urbano.