logo 13 eaitiBolsistas são das áreas de ciências agrárias, biológicas, exatas e da terra e de engenharias e tecnologias

Quatro bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (Pibiti), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), receberam, no último dia 1º de dezembro, o Prêmio Menção Honrosa do 13º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (Eaiti).

Os trabalhos da UEM que ficaram entre os melhores apresentados no evento são das áreas de ciências agrárias, biológicas, exatas e da terra e de engenharias e tecnologias. Entre os premiados, destaque para o trabalho de Ciências Agrárias, que conquistou o primeiro lugar da categoria. O trabalho intitulado "Aplicação de Hidrogel de Poliacrilamida com Grupos Iônicos no Cultivo da Alface Crespa", tem autoria do bolsista Henrique Frederico Girotto, e orientação do professor Dr. Vagner Roberto Batistela.

O trabalho teve como objetivo testar um novo hidrogel a base de poliacrilamida (PAAm) para minimizar os desafios dos produtores de alface crespa, que é uma cultura que requer grande cuidado em relação à irrigação e à nutrição. Segundo os pesquisadores, o hidrogel fabricado se mostrou eficiente, inclusive evitando a morte de alfaces em condições de escassez de água. Além disso, o aumento da quantidade de hidrogel promoveu melhorias nas alfaces.

professor Vagner BatistelaProfessor Dr. Vagner Batistela recebe prêmio de 1º lugar de Ciências Agrárias; autor do trabalho não pode comparecer à premiação

As demais conquistas foram nas áreas de Ciências Exatas e da Terra e a de Engenharias e Tecnologia, que conquistaram o segundo lugar, enquanto Ciências Biológicas ficou na terceira posição, em suas respectivas categorias. Veja abaixo link para a relação completa dos premiados de todas as categorias.

13º Eaiti - Com o tema “Da ideia ao mercado”, a edição do Eaiti deste ano foi realizada na UEM e contou com a promoção da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPG) e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da Universidade. A avaliação dos trabalhos foi realizada pelos membros do Comitê Externo Avaliador do CNPq.

O evento avalia e divulga os projetos de iniciação tecnológica desenvolvidos pelos bolsistas participantes do Pibiti do ciclo 2022/2023, mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e pelas próprias universidades.

O Eaiti é fruto do esforço coletivo das instituições: UEM, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Premiados

Ciências Agrárias - 1º lugar: trabalho intitulado "Aplicação de Hidrogel de Poliacrilamida com Grupos Iônicos no Cultivo da Alface Crespa”, de autoria do bolsista Henrique Frederico Girotto, orientado pelo professor Dr. Vagner Roberto Batistela.

Ciências Exatas e da Terra - 2º lugar: trabalho intitulado "Estudo da Capacidade de Remoção de Ciprofloxacina com Hidrocarvão Ativado Obtido a Partir da Casca de Soja", de autoria do bolsista Denys Marcel de Moraes Fertonani, orientado pelo professor Dr. Andrelson Wellington Rinaldi.

Engenharias e Tecnologias - 2º lugar: com o trabalho intitulado "Separação de CO2 e CH4 por meio de Simulação de Processos PSA", de autoria do bolsista Lucas Crepaldi Henriques, orientado pelo professor Dr. Pedro Augusto Arroyo.

Ciências Biológicas - 3º lugar: trabalho intitulado "Caracterização Fisico-Química do Resíduo de Malte Visando a Produção de Ácido Giberélico pelo Fungo Gibberrela Fujikuroi", de autoria da bolsista Daiane Tiemi Sato Miquelete, orientada pelo professor Dr. Wanderley Dantas dos Santos.

A relação completa dos premiados pode ser vista no site oficial do evento, clique aqui.