2023 11 30 Abertura XIII EAITI 7119

Edição deste ano tem a UEM como anfitriã; bolsistas Pibiti do ciclo 2022/2023 apresentarão seus projetos

Galeria de Fotos

Iniciou, hoje (30), o 13° Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (Eaiti) promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPG) e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento, com duração até amanhã (1), ocorre no auditório do Bloco B-33.

O reitor Leandro Vanalli, o assessor da Coordenadoria de Ensino Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Décio Sperandio, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Sá Ravagnani, o diretor de Pesquisa da UEM, Marcos Luciano Bruschi, e a coordenadora da Ageuni/NIT, Keila de Souza Silva, estiveram presentes na cerimônia.

2023 11 30 Abertura XIII EAITI 7142

Além deles, o músico Luciano Wilian da Silva, membro da banda Amigos do Blues, foi responsável pela apresentação cultural e Edicarlo Soti pela palestra de abertura “Hackeando a Mente”.

Com o tema “Da ideia ao mercado”, o evento visa avaliar e divulgar os projetos de iniciação tecnológica desenvolvidos pelos bolsistas participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (Pibiti) do ciclo 2022/2023, mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e pelas próprias universidades.

O Eaiti é fruto do esforço coletivo das instituições: UEM, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Realizado anualmente em uma delas, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG, Giovani Marino Fávero, da Unicentro, Marcos Ventura Faria, a diretora de Pesquisa da UENP, Bárbara Nivalda Palharim Alvim Sousa, e o diretor de Pesquisa da UEL, Eduardo Jose de Almeida Araujo, também marcaram presença no primeiro dia do encontro.

Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC).