Orquestra de Flautas se apresenta na Oficina de Teatro nesta sexta
A Orquestra de Flautas da Universidade Estadual de Maringá programou um concerto para esta sexta-feira, dia 26, às 20h30, na Oficina de Teatro da UEM. A entrada é franca.
A Orquestra de Flautas da Universidade Estadual de Maringá programou um concerto para esta sexta-feira, dia 26, às 20h30, na Oficina de Teatro da UEM. A entrada é franca.
A UEM tem mais um curso de doutorado aprovado pela Capes, agora em Letras. O anúncio oficial foi feito há duas semanas. O Programa de Pós-Graduação em Letras funciona desde 1997 em nível de mestrado. O projeto do curso de doutorado é fruto de um trabalho de equipe, organizado pela atual coordenadora do PPL, professora Lúcia Osana Zolim, e pelo ex-coordenador, Edson Carlos Romualdo. Hoje, ainda conta com a atuação da coordenadora adjunta, Sônia Lopes Benites.
A UEM foi premiada em três categorias do II Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social, promovido pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer/Ministério do Esporte. A premiação será entregue no dia 16 de dezembro, em Brasília, com presença de ministros e, possivelmente, do presidente Lula.
O reitor Júlio Santiago Prates Filho, da Universidade Estadual de Maringá, reuniu-se com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübke, nesta terça-feira (23), para solicitar a reversão da transferência de advogados do Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) para outros órgãos do Estado. Aproveitou a ocasião para salientar a necessidade de contratação de novos profissionais para atender a demanda tanto do SAJ como da Instituição. No ofício entregue a Lübke, o reitor justifica que a remoção dos advogados, sem a sua reposição, inviabiliza o atendimento jurídico à população carente e ocasiona o caos tanto na administração da Universidade como no serviço de assistência judiciária.
Quatro professores da UEM foram homenageados pela Fundação Araucária, na noite da última sexta-feira (19), durante as últimas atividades das comemorações dos dez anos da Agência do governo do Paraná, que dá apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico. A solenidade foi realizada no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná (Cietep), em Curitiba. Os homenageados pela contribuição ao desenvolvimento científico do Estado foram os pesquisadores e professores Adelar Bracht (DBQ), Angelo Antonio Agostinho (Nupélia), Ulysses Cecato (DZO) e Ivanor Nunes do Prado (DZO), atual diretor da Eduem. O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, prestigiou a solenidade.
Neste domingo, dia 28, a Universidade Estadual de Maringá vai realizar as provas do PAS, o Processo de Avaliação Seriada adotado pela Instituição, desde o ano passado, como uma das formas de ingresso nos seus cursos de graduação. Para esta edição do concurso foram registrados 16.333 inscritos.
O professor do Departamento de Administração da UEM, Francisco Giovanni David Vieira, lança, nesta quinta-feira (25), o livro Comportamento do Consumidor no Varejo: características, desafios e perspectivas para o comércio da região Noroeste do Paraná. A obra foi elaborada junto com dois outros professores: Galileu Limonta Maia, da Faculdades Maringá e PUC/PR, além de consultor do Sebrae; e Luiz Carlos da Silva, gerente do Sebrae Noroeste do Paraná.
Três chapas disputam a diretoria do Diretório Central dos Estudantes: Chapa 1, Movimente-se UEM; Chapa 2, Chapa Quente O Bonde do Amor; e Chapa 3, Nenhuma das Anteriores – NDA. A eleição será nesta quarta-feira (24), das 7h40 às 23 horas. Haverá 34 locais de votação em Maringá e nos câmpus regionais. O colégio eleitoral é formado por cerca de 21 mil alunos de graduação e pós-graduação. Haverá uma urna específica para estudantes de pós-graduação e educação a distância em frente à Biblioteca Central. Os eleitores devem levar o RA ou documento oficial com foto. A intenção é iniciar a apuração dos votos à meia-noite na Cantina Central.
Dos sete pesquisadores vencedores do 24.º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, três são da UEM: os professores pesquisadores Celene Tonella e Marcos Cesar Danhoni Neves e a aluna do curso de Letras, Brigite Teichrieb de Castro, todos da área de Ciências Humanas e Sociais. A entrega da premiação ocorreu nesta sexta-feira, em Curitiba, durante a comemoração dos 10 anos da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e o IV Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná. Os professores receberam diploma e valor em dinheiro para custear a participação em evento científico internacional de livre escolha. A acadêmica foi contemplada com um valor em dinheiro para custear participação em evento científico, curso de aperfeiçoamento ou aquisição de equipamentos.
Borja Diaz Rivillas, coordenador da Rede de Educação Fiscal entre a União Europeia e a América Latina do Instituto de Estudos Fiscais da Espanha, esteve em Maringá para conhecer as ações de educação fiscal desenvolvidas pela Associação SER e pelo Observatório Social. Em visita à UEM, destacou que achou a experiência inovadora, que incorpora o controle social e a educação fiscal. Comentou que, na América Latina, não existe nenhum trabalho com esse foco e que pretende replicar essa iniciativa em outros países. Elogiou também o fato de a SER envolver diversos órgãos, como a Receita Federal, Receita Estadual, Justiça, Universidade, e estar obtendo resultados mensuráveis. Demonstrou satisfação em ver a demonstração de consciência de cidadania pela população de Maringá, que sabe da importância do pagamento dos tributos e da vigilância da execução orçamentária.
A Universidade Estadual de Maringá recebeu, na última quarta-feira, no Teatro Marista, a premiação por ser a marca mais lembrada pela população da região noroeste na categoria “ensino à distância”, a mais lembrada pelos moradores de Maringá e região na categoria “ensino superior” e a mais lembrada pela população de Maringá e região na categoria “ensino de pós-graduação”.
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) realiza diversos encontros com a finalidade de avaliar o Programa Universidade Sem Fronteiras. Considerada a maior ação de extensão universitária em execução no País, o programa beneficia 3.500 bolsistas e atinge milhares de pessoas em todo o Paraná. Os encontros reunirão pró-reitores das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), bolsistas, coordenadores e pessoas das comunidades beneficiadas pelos projetos. O primeiro encontro será realizado na UEPG, nesta segunda-feira (22). Na UEM, o evento será em 3 de dezembro. Antes disso, nos dias 24 e 25 deste mês, o evento será realizado na UEL e reunirá os integrantes dos projetos executados pela UEL e pela UENP. No dia 30, serão realizados encontros na Unicentro e na Unioeste.
Será neste sábado (20), às 9 horas, a comemoração do Dia Nacional do Doador Voluntário, no Hemocentro Regional de Maringá. A solenidade será aberta com um culto ecumênico. Em seguida, cerca de 90 doares que registraram mais de 10 doações no ano recebem uma homenagem e um certificado. Treze empresas que trabalham em parceria com o Hemocentro, abrindo às portas ou levando funcionários para doação, também ganharão uma homenagem. Para finalizar a festa, o Grupo de Seresta da Prefeitura de Maringá faz uma apresentação e, logo após, será servido um coquetel.
Começa nesta sexta-feira (19) e vai dia 24, o I Seminário de Pesquisa Internacional em Teoria Histórico-Cultural, que acontecerá no auditório Ney Marques, sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação e Departamento de Psicologia da UEM.
Será lançado, nesta sexta-feira, 19, o livro História e Cultura Afro-Brasileira: subsídios para a prática da educação sobre relações étnico-raciais. A obra traz uma coletânea de textos, a maioria de professores da Universidade Estadual de Maringá, que juntos oferecem elementos conceituais e didáticos para orientar a prática da educação étnico-racial envolvendo o negro brasileiro. A obra leva a assinatura do professor Luciano Gonsalves Costa como organizador e a chancela do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab), da UEM. A publicação é da Eduem (Editora da UEM).