Programa de Estudos Afro-brasileiros organiza concurso de fotografia

As Literaturas Americanas e os Mitos da Modernidade abriram o II Congresso Nacional de Linguagens em Interação ontem (7). O tema foi explorado pela A professora Zilá Bernd (UFRGS). Ela explicou que os mitos se repetem, citou, por exemplo, que autores de diversos países abordam o mito da Medéia de maneiras diferentes.
Estão disponíveis as últimas vagas para o Seminário sobre Ciências Básicas em Homeopatia, que será realizado no dia 18, a partir das 8 horas, na UEM, no Anfiteatro do Nupélia, bloco G-90. Estão previstas as seguintes palestras: Homeopatia: bases e princípios; Homeopatia nas Pesquisas Científicas; Homeopatia em Medicina Veterinária; Inserção da Homeopatia na Agroecologia; as Ultradiluições e as Estruturas Virtuais Quânticas; e Pesquisa Agropecuária em Homeopatia: novos avanços, desafios, perspectivas de desenvolvimento e propostas.
Com a palestra da professora Zilá Bernd, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nesta terça-feira, às 19h45, no Teatro Marista, em Maringá, será aberto oficialmente o II Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Bernd falará sobre As Literaturas Americanas e os Mitos da Modernidade.
A Inovatech Consultoria em Engenharia Mecânica da UEM está promovendo o I Ciclo de Palestras de Engenharia Mecânica, de hoje (6) a quarta-feira, no auditório do Nupélia. Na parte da manhã, foi realizada a solenidade de abertura com a presença do reitor Décio Sperandio. As atividades prosseguem à tarde e à noite. Entre os temas escolhidos pelo evento, estão Sistemas de Freio Automotivo; Como Controlar a Temperatura do Vapor; Fundamentos e Aplicações do Alumínio; Tecnologia de Corte a Plasma. Outras informações pelo site www.inovatech.tk.
As alterações de procedimentos contábeis para padronização entre a prática contábil brasileira e a prática contábil mundial, contidas na lei 11.638/2007, foram explicadas pelo professor Ariovaldo dos Santos, durante a XX Semana do Contador de Maringá, que começou ontem à noite (6), com a presença do vice-reitor Mário de Azevedo. O tema central do evento está focado na questão Formando Cidadãos para Integrar.
O Hospital Universitário de Maringá iniciou, nesta segunda-feira, uma série de eventos para comemorar a Semana da Criança, incluindo desde atividades de pintura até a apresentação de peças teatrais, visita de cães utilizados para a terapia com crianças, e palestras.
Para concluir uma pesquisa visando obter o resultado de um teste que vai ajudar no diagnóstico da Doença de Crohn, a estudante Andressa Alves Fernandes Gonçalves, do curso de mestrado em Ciências da Saúde, da Universidade Estadual de Maringá, precisa de voluntários portadores da enfermidade, para serem submetidos ao teste. Os dados e a identificação dos pacientes serão sigilosos de acordo com o projeto aprovado pelo Comitê de Bioética da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Nesta terça-feira (7), será realizado o II Fórum Paranaense do Pró-Saúde da Odontologia, durante o qual, serão oferecidas duas oficinas. A primeira é a Oficina de Intercâmbio de Experiências entre os Projetos Pró-Saúde dos Cursos de Odontologia do Paraná (UEM, UEL e PUC). A segunda é a Oficina das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Odontologia. As atividades começam às 8 horas, no auditório do Instituto de Pós-Graduação em Odontologia de Maringá (IPGO), Avenida João Paulino Vieira Filho, 672, 6º andar. Outras informações sobre o evento, promovido pelo Departamento de Odontologia da UEM, pelo fone 2101-9051.
A mostra de artes visuais Meridiana da artista plástica e professora da UEM, Tânia Machado, pode ser vista até o dia 19, no Teatro Calil Haddad. São 25 desenhos e pinturas, reunidos nas séries Jardim, Cavalinhos e Adormecidos. A artista conta que, na série Jardim, a influência veio das tapeçarias medievais, chamadas de A Dama e o Unicórnio.
Corrupção é o título do livro que será lançado amanhã (3), pelo professor e chefe do Departamento de Filosofia da Universidade estadual de Maringá, José Antônio Martins. A obra faz parte da coleção Filosofia Frente & Verso, da Editora Globo. O livro surgiu de um convite feito pelo coordenador da coleção Alexandre Carrasco, professor da Universidade Federal de São Paulo. Os volumes anteriores trataram de questões como Deus, Morte e Amor.
O II Congresso Nacional de Linguagens em Interação começa terça-feira (7) e vai até sexta (10). O evento discute o ensino de língua e literatura e vai oferecer atrações culturais com entrada franca. A solenidade de abertura será na terça-feira, às 19h30, no Teatro Marista. A professora Zilá Bernd (UFRGS) falará sobre As Literaturas Americanas e os Mitos da Modernidade.
O 8º Encontro de Homeopatia, promovido pela UEM, hoje à noite (2), debate a Profilaxia e Cura das Doenças Agudas Epidêmicas (a experiência da dengue). O tema será abordado, a partir das 19h30, no anfiteatro do Bloco C-67, pelo diretor do Grupo de Estudos Homeopáticos de São Paulo Benoit Mure, Vagner Doja Barnabé. Ele vai falar sobre a experiência do grupo no combate à dengue com a homeopatia em vários municípios de São Paulo, com resultados muito satisfatórios.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou mais um curso de mestrado pela Universidade Estadual de Maringá, desta vez em Ciências Sociais. A área de concentração do curso é Sociedade e Políticas Públicas, com duas linhas de pesquisa: Dinâmicas Urbanas e Políticas Públicas e Sociedade e Práticas Culturais. A UEM agora tem 28 cursos de mestrado e 12 de doutorado.
Eventos marcam os 35 anos de Pedagogia da UEM. O III Encontro de Pesquisa em Educação, a I Jornada de Gestão Educacional e a XV Semana de Pedagogia - Pedagogia 35 anos: história e memória serão realizados de 6 a 11 de outubro. A palestra de abertura foi alterada. A diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação, Lucíola Licínio Castro Paixão Santos, falará sobre Formação Docente: problemas contemporâneos, na segunda-feira, a partir das 19h30, no Teatro Marista.