Sidebar

24
Qua, Abr

Provas do PAS são em novembro e do Vestibular de Verão em dezembro (Imagem/ASC UEM)

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou as datas dos próximos processos seletivos. As inscrições para o Processo de Avaliação Seriada (PAS) e do Vestibular de Verão serão realizadas pelo site da Comissão Central do Vestibular Unificado entre 3 de setembro e 4 de outubro. As provas do PAS ocorrem no dia 25 de novembro e as do Vestibular de Verão nos dias 9, 10 e 11 de dezembro.

A taxa de inscrição para o PAS/UEM custa R$ 75 e deve ser paga até 8 de outubro. Podem pedir a isenção os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), sejam membros de família com renda bruta de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos mensais.

As provas serão aplicadas das 13h50 às 19h no dia 25 de novembro. Além da Redação, a prova é composta por 40 questões de Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa, Literaturas em línguas portuguesa e estrangeira. Os candidatos da Etapa 3 também respondem questões relacionadas à conhecimentos específicos do curso que escolheu.

A UEM destina 20% das vagas anuais ofertadas nos cursos de graduação para candidatos selecionados pelo PAS. Para o Processo de Avaliação Seriada de 2018 são 752 vagas. O resultado final da etapa 3 será divulgado no dia 30 de janeiro no site da instituição e o resultado das Etapas 1 e 2 será divulgado no dia 11 de fevereiro.

Vestibular de Verão será em dezembro

A taxa de inscrição para o Vestibular de Verão custa R$ 150 e pode ser paga até 8 de outubro e os locais de prova serão divulgados a partir do dia 9 de novembro. Nos três dias de vestibular, as provas começam às 8h50 e vão até as 13h. Confira o conteúdo de cada prova:

9 de dezembro: 40 questões objetivas de Conhecimentos Gerais;

10 de dezembro: Redação, 10 questões objetivas de Língua Portuguesa, cinco de literaturas em língua portuguesa e cinco de língua estrangeira;

11 de dezembro:  40 questões objetivas de duas matérias definidas pelos Conselhos Acadêmicos dos Cursos de Graduação conforme o edital.

No ato da inscrição, os candidatos também podem informar se desejam concorrer as vagas por meio do sistema de cotas sociais. Para isso, é necessário que o estudante tenha cursado todas as séries do Ensino Fundamental e Médio em escola pública e não tenha diploma de curso superior.

Também é exigido que o candidato tenha renda bruta mensal de até 1,5 salário mínimo mensal e, no caso de grupos familiares com bens materiais, os bens não podem ultrapassar 30% do valor monetário estabelecido pela Receita Federal. A UEM iniciou debate para implantação das cotas raciais, já que mesmo com as cotas sociais o perfil da faculdade ainda é majoritariamente branco.

Para o Vestibular de Verão são oferecidas 1.518 vagas, sendo que 20% das vagas em cada curso, turno e campus são para candidatos que optaram pelo sistema de cotas. O resultado final será divulgado no dia 30 de janeiro no site da Comissão de Vestibular.

https://maringapost.com.br/cidade/2018/08/28/inscricoes-para-o-pas-e-vestibular-de-verao-da-uem-comecam-na-segunda-feira-39-e-vao-ate-4-de-outubro-confira-os-conteudos-e-as-datas-das-provas/

Várias ruas e avenidas de Maringá serão interditadas na manhã deste domingo (26/8) para a realização da XV Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima “Pare de Fumar Correndo”.

A maratona comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo e é realizada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Lions Clube Maringá Universitário Integração, com o apoio da Prefeitura de Maringá.

A largada vai acontecer às 7h30, em frente ao Paço Municipal. Cada equipe, composta por oito atletas, vai percorrer uma distância de 42,195 metros. A prova é homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat).

Para garantir a segurança dos atletas e do público, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) vai interditar várias ruas e avenidas no centro da cidade a partir das 7 horas.

As interdições envolvem as vias do entorno do Parque do Ingá, além de um retângulo formado pelas avenidas XV de Novembro, Tiradentes e Paraná (veja no mapa). As vias serão liberadas a partir das 13 horas, com exceção da área ao redor do parque, que vai permanecer fechada para dar espaço a atividades de lazer.

A prefeitura informou que, por causa da Maratona, não haverá festival dos food trucks na manhã deste domingo (26/8). A feira do parque será mantida, mas vai ser montada na área interna de estacionamento do Parque do Ingá.

Maratona nasceu de projeto de tabagismo

Como forma de combater a dependência à nicotina, a UEM mantém o projeto Tabagismo que realiza o tratamento e acompanhamento de usuários de tabaco de Maringá e região.

Grupos de 15 participantes, em média, participam de sessões estruturadas a partir de triagem que analisa perfis tabágicos e psicológicos, grau de dependência, motivação e tarefa para não fumar.

Os encontros são realizados no Museu Dinâmico Interdisciplinar e tem duração aproximada de uma hora e meia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis.

Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

Mais informações sobre o projeto Tabagismo podem ser obtidas pelo fone: (44) 3011-5988 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

https://maringapost.com.br/cidade/2018/08/24/ruas-e-avenidas-do-centro-de-maringa-serao-interditadas-na-manha-de-domingo-para-a-realizacao-da-maratona-de-revezamento-pare-de-fumar-correndo/

 


Kenji Nakamura e Júlio Damasceno disputam o segundo turno nas eleições para reitor da UEM

Os professores Júlio César Damasceno e Roberto Kenji Nakamura Cuman vão disputar o segundo turno nas eleições para reitor da UEM (Universidade Estadual de Maringá), que será realizado no dia 4 de setembro, já que nenhum conseguiu 50% dos votos mais 1. A votação ocorreu na terça-feira (21/8) e a apuração, iniciada às 11h30 desta quarta, foi concluída às 13h30.

O presidente da Comissão Eleitoral, Ricardo Gardiolo, agradeceu a participação dos cerca de 500 voluntários e anunciou que Roberto Cuman teve 45,1% dos votos e Júlio Damasceno 41,8%. Os números finais foram 4.284 votos para Cuman, 3.744 para Damasceno e 1.136 para Ana Lúcia Rodrigues.

Entre os docentes, Ana Lúcia teve 173 votos, Cuman 503 e Damasceno 649. Foram 6 brancos e 11 nulos. Entre os estudantes, o mais votado foi Cuman, que obteve 2.869 votos, Damasceno 2.445 e Ana Lúcia 725. Foram 8 brancos e 18 nulos. Os agentes universitários também votaram mais em Cuman, que fez 911 votos. Júlio Damasceno obteve 647 e Ana Lúcia 238.

De um universo de 29.542 eleitores, 9.244 compareceram às urnas – participação de 31,2%. Apenas 6.065 estudantes votaram, cerca de 20% do total de acadêmicos – foi o menor índice de votação. Já os professores, tiveram o maior: foram 1.344 votantes, o equivalente a 81%. Em relação aos técnicos, 1.836 votaram (75%).

O voto não é obrigatório e o sistema voltou a ser paritário. Para evitar que os votos fossem identificados, antes de serem contados, as cédulas das urnas de 1 a 12 foram misturadas e, depois, separadas por cor e contadas. O mesmo se deu com as urnas de 13 a 40. Cada segmento da comunidade teve cédula de uma cor específica: verde, amarela e branca. Veja aqui que defende cada candidato.

https://maringapost.com.br/cidade/2018/08/22/kenji-nakamura-e-julio-damasceno-disputam-o-segundo-nas-eleicoes-para-reitor-da-uem-dos-295-mil-eleitores-mais-de-20-mil-nao-compareceram-as-urnas/


Três chapas disputam a reitoria da UEM (Imagem/ Montagem)

Nesta terça-feira (21/8) a comunidade universitária da Universidade Estadual de Maringá (UEM) escolhe os próximos reitor e vice-reitor, retomando o sistema de voto paritário entre estudantes, professores e agentes técnicos. Três chapas disputam os 29.452  votos de eleitores aptos a votar, estimados em cerca de 26 mil estudantes, 1,6 mil docentes e 2,4 mil agentes.

Em 2011, havia sido instituída uma fórmula na qual os docentes tinham um peso maior, de 70%, os agentes 20% e os estudantes 10%. No sistema paritário, o peso dos votos segue a proporção do número de eleitores de cada segmento da comunidade universitária que compareceu às urnas.

A professora do Departamento de Ciências Sociais e coordenadora do Observatório das Metrópoles, Ana Lúcia Rodrigues, é candidata a reitora na “Chapa 1 – UEM em Frente”. Lilian Denise Mai, professora do Departamento de Enfermagem, é a vice-reitora. Ana Lúcia afirmou nesta segunda-feira (20/8) que a campanha “teve um grande crescimento” e acredita que estará no segundo turno.

“Temos a expectativa que a nossa comunidade vote, porque o voto não é obrigatório. Nós tivemos um grande crescimento na nossa campanha e estamos com entusiamo e a certeza de que estamos no segundo turno. O grande número de apoios, de declarações de voto foi crescente nos 50 dias de campanha e isso nos faz chegar na véspera das eleições com um prognóstico excelente”, disse.

Concorrem na “Chapa 2 – UEM de Todos” o diretor do Centro de Ciências Sociais da Saúde (CCS), Roberto Kenji Nakamura Cuman, ao cargo de reitor e a vice o diretor do Centro de Tecnologia, Leandro Vanalli. Roberto Cuman também afirmou que espera um bom resultado das urnas nesta terça.

“Temos a expectativa de vitória sim. Vimos que a comunidade quer que tenhamos uma reitoria que tenha diálogo, transparência e uma universidade humana, que respeite a todos. Acreditamos que os alunos e acadêmicos vão votar na nossa chapa e nossa expectativa é muito boa. Acredito que nossa proposta é a melhor e que vamos contemplar a todos dentro do nosso planejamento”, disse Cuman.

O atual vice-reitor e professor do Departamento de Zootecnia, Julio César Damasceno, concorre ao cargo de reitor pela “Chapa 3 – Avançar e Inovar”. O chefe do Departamento de Arquitetura Ricardo Dias Silva é o candidato a vice. Damasceno preferiu não fazer previsões sobre o resultado das eleições, mas afirmou que espera um “resultado positivo”.

“É um momento importantíssimo para a UEM e para a democracia, para que as pessoas possam exercer sua liberdade de escolha. Em uma eleição quem decide não são os candidatos, mas quem vota. Estamos encerrando um período importante no qual podemos debater as nossas propostas com a comunidade e esperamos colher um resultado positivo. Estamos certos que vamos ter um resultado bom, mas vamos respeitar a fala das urnas”, disse Damasceno.

Como funcionará o processo eleitoral?

Serão instaladas 40 urnas distribuídas em 12 locais de votação. No câmpus de Maringá as urnas estarão no Restaurante Universitário e no Hospital Universitário. O horário de votação é das 7h às 22h e das 6h30 às 21h30, respectivamente.

Também haverão urnas nos seis câmpus regionais, de Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Diamante do Norte e Umuarama. Em todos os locais o horário de votação vai das 7h às 22h, com exceção de Diamante do Norte, onde a votação começa mais tarde, às 12h, e vai até as 22h.

Em Cidade Gaúcha, distante 140 km de Maringá, estudantes do curso de Engenharia Agrícola da UEM ocupam o câmpus da instituição desde a semana passada. Os acadêmicos pedem a abertura de processo administrativo para a apurar a conduta de uma docente, por suposta prática de assédio moral.

O presidente da Comissão Eleitoral, Ricardo Gardiolo, disse que a votação ocorrerá normalmente no câmpus.“Vamos para lá de qualquer jeito e vai ter local de votação. Os alunos que não quiserem votar não tem problema, mas os técnicos de lá terão direito de votar. É uma oportunidade para os alunos manisfestarem seus ideais e objetivos com a paralisação”, afirmou.

Os estudantes dos cursos a distância votam no câmpus mais próximos do polo que estiverem ligados ou ainda em Assaí e Céu Azul. Nestes locais, o horário de votação é das 17h às 22h. Também haverá urnas no câmpus avançado de Porto Rico e na Fazenda Experimental em Umuarama das 7h às 10h e das 7h às 17h, respectivamente.

Apuração será realizada na quarta-feira

Para evitar a identificação dos votos, a UEM decidiu que as cédulas de duas ou mais urnas, de setores diferentes, serão misturadas e a contagem dos votos será feita em conjunto. A apuração está prevista para começar na quarta-feira (22/8), às 8h, no auditório Decase em Maringá.

Todas as 40 urnas devem ser encaminhadas para o local lacradas. A previsão da Comissão Eleitoral é que a apuração termine até as 12h. Ricardo Gardiolo disse acreditar que pela “quantidade de candidatos será inevitável um segundo turno”.

Porém, o presidente da Comissão Eleitoral lembra que se um candidato alcançar 50% mais um dos votos válidos, será eleito. Caso isso não ocorra, o segundo será realizado no dia 4 de setembro, uma terça-feira.

SERVIÇO

Todos os eleitores devem levar documento de identificação com foto, como RG, carteira funcional ou carteira de estudante.

https://maringapost.com.br/poder/2018/08/20/uem-retoma-voto-paritario-e-mais-de-29-mil-eleitores-vao-as-urnas-nesta-terca-feira-para-escolher-o-novo-reitor-veja-a-expectativa-dos-tres-candidatos-na-vespera-da-eleicao/

Edição de 2017 do EnTenda Economia de Maringá / Divulgação Corecon/PR

Na segunda-feira (13/8) tem dicas sobre dinheiro na Praça Raposo Tavares. Das 10 horas às 16 horas, economistas, professores e acadêmicos participam da 9ª edição do EnTenda de Economia e vão atender gratuitamente à população.

Serão oferecidas orientações para a negociação de dívidas, informações sobre os melhores investimentos, entre outros serviços. Terá auxílio para elaboração de currículos, sorteio de bolsas de estudo, divulgação de vagas de estágio e emprego, simulação de financiamentos e esclarecimentos sobre a abertura e impostos do Microempreendedor Individual (MEI).

Durante o evento, o Programa Bom Negócio Paraná vai abrir uma turma com curso de qualificação gratuita entre os participantes. Quem quiser, também poderá aproveitar para fazer uma consulta gratuita ao SPC e vai ter esclarecimentos sobre o Programa Nota Paraná, de restituição de crédito em compras com notas fiscais.

O evento é organizado pela Delegacia Regional do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon/PR) e marca a comemoração do Dia do Economista.

Haverá a participação de economistas, professores e acadêmicos dos cursos de economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Faculdade Cidade Verde e UniCesumar.

Para incentivar o consumo consciente e o melhor controle das finanças pessoais, vão ser distribuídas gratuitamente de 3.000 cartilhas do projeto “EnTenda de Economia: dicas para o consumo consciente”.

O cartilha traz dicas sobre o orçamento doméstico, renegociação de dívidas e investimentos. O impresso foi elaborado pelos alunos e professores de economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o (CORECON/PR), em 2009.

O Procon vai prestar atendimento e orientações para pessoas endividadas e com problemas para negociar com bancos, que poderão ter o apoio do órgão como intermediador.

Os empresários e pessoas físicas também poderão consultar linhas de créditos e opções de investimentos com entidades de crédito como a Noroeste Garantias, Sicredi e Coopercred.

Veja abaixo a relação de participantes

Corecon Paraná – Conselho Regional de Economia do Paraná

UEM – Universidade Estadual de Maringá

FCV – Faculdade Cidade Verde

UniCesumar / EAD UniCesumar

Secretaria de Educação do Estado

Programa Bom Negócio Paraná – UEM

Codem Maringá – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá

ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá

Noroeste Garantias – Sociedade de Garantia de Crédito

Proe Estágios

Agência do Trabalhador

Receita Estadual (Nota Paraná)

CAIXA AQUI (Minha Casa, Minha Vida)

Procon Maringá

Sicredi União PR/SP

Cooper Card

ABRH PR Regional Noroeste

Bv Financeira

Sala do Empreendedor Maringá

SEBRAE/PR

Prefeitura de Maringá

Secretaria de Serviços Públicos

Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico – SEIDE

Sanepar

https://maringapost.com.br/cidade/2018/08/11/segunda-feira-com-dicas-sobre-dinheiro-na-praca-raposo-tavares-orientacoes-sobre-dividas-e-investimentos-marcam-o-dia-do-economista/

Mais Artigos...