Sidebar

11
Ter, Ago

Maringá Post
Tools
Datas de realização do Vestibular de Inverno 2020 foram suspensas / UEM

Em razão da pandemia de Covid-19, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) decidiu suspender as datas previstas para a inscrição e realização das provas do Vestibular de Inverno 2020.

A decisão foi tomada por meio de ato executivo 1/2020, assinado pelo reitor Julio César Damasceno.

De acordo com informações da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), as inscrições estavam previstas para o período de 6 de abril a 11 de maio. E as provas do vestibular ocorreriam em 12 e 13 de julho.

A presidente da CVU, Maria Raquel Marçal Natali, informa que ainda não há novas datas para as inscrições e provas. Assim que forem definidas em deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da UEM, as mudanças vão ser informadas.

O ato executivo da Reitoria, além de respeitar as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, segue as normas deste decreto estadual e portaria do Gabinete da Reitoria.

A UEM também informou que as aulas presenciais dos cursos de graduação não vão ser iniciadas no dia 6 de abril, conforme previsto no calendário acadêmico da instituição.

A decisão atende à determinação estabelecida em decreto, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, sobre a paralisação obrigatória das aulas na rede pública e privada de ensino, bem como nas universidades estaduais e entidades conveniadas. 

A decisão tem como objetivo amenizar a proliferação do novo coronavírus. A pró-reitora de Ensino, Alexandra de Oliveira Abdala Cousin, disse que a Câmara de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) tem uma reunião agendada para quarta-feira (1/4) para discutir sobre as alterações do Calendário Acadêmico de 2020.

“As decisões serão levadas, posteriormente, para deliberação em plenária do CEP, que é o órgão competente para definir estas alterações”, destacou a pró-reitora.

Embora não se tenha conhecimento do período de suspensão das aulas, Alexandra Cousin, reitera sobre a necessidade de assegurar o cumprimento da carga horária e número de dias letivos mínimos anuais previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para todos os cursos e modalidades.

https://maringapost.com.br/cidade/2020/03/31/vestibular-de-inverno-2020-da-uem-que-aconteceria-em-julho-e-suspenso/