Sidebar

23
Qua, Out

Maringá Post
Tools
Foto UEM/ Divulgação

Apenas cinco cursos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) concentram 44,5% do total de candidatos ao Vestibular de Verão 2019. É o que mostram os números divulgados pela Comissão do Vestibular Unificado (CVU), responsável pela realização do concurso.

O total de inscritos no Vestibular de Verão chegou a 13.118, o que representa um aumento de 2,7% em relação ao Vestibular de Verão 2018. Os cinco cursos mais concorridos somam juntos 5.859 inscritos, o equivalente a 44,5% do total de participantes.

As principais concorrências são em Medicina com 209.8 candidatos por vaga, Odontologia, com 33.5, Psicologia com 29.2, Direito noturno com 27.4 e Arquitetura e Urbanismo, 26.9.

A presidente da CVU, Maria Raquel Marçal Natali, destaca que a UEM tem registrado um aumento sensível no número de inscrições desde que foram implantadas as mudanças no vestibular. Ela lembra que no Vestibular de Inverno 2019, a universidade recebeu quase 13% a mais de inscritos do que no Vestibular de Inverno 2018.

Uma das principais mudanças, responsável por esse aumento foi a redução dos dias de provas. Antes o vestibular era feito em três dias. Em 2019, passou a ser feito em dois, o que facilitou a participação de alunos de outros estados na prova.

Ao mesmo tempo em que há muita concorrência em alguns cursos, outros tem exatamente a mesma quantidade de inscritos por vagas liberadas. A situação foi registrada nos cursos de Serviço Social, no campus de Ivaiporã, com 13 vagas para 13 inscritos, Música com Bacharelado em Canto, com duas vagas, e Engenharia Têxtil, no campus de Goioerê, com 14 vagas.

E há, ainda, casos com menos candidatos do que vagas. Esta situação foi registrada em cursos como o de Tecnologia em Alimentos, no campus de Umuarama, Física e Engenharia Agrícola, no campus de Cidade Gaúcha, além de Tecnologia em Meio Ambiente, no campus de Umuarama, com apenas dois inscritos para 19 vagas e de Ciências Naturais, no campus de Goioerê, com apenas um interessado.

Candidato faz prova em Vestibular da UEM / Divulgação

Vagas e provas

A UEM abriu 1.519 vagas para o Vestibular de Verão 2019, entre as quais 287 reservadas para cotas sociais que beneficiam estudantes de baixa renda. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de dezembro, das 13h50 às 19 horas, em Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.

PAS

No PAS-UEM, Processo de Avaliação Seriada, os três cursos mais concorridos foram o de  Medicina, com 57,9 por vaga, Psicologia com 22,1 candidatos por vaga e Biomedicina, com 20,5 por vaga.

As provas para as três etapas do PAS serão aplicadas no dia 24 de novembro, das 13h50 às 19 horas, em Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Loanda, Londrina e Umuarama.

Foram disponibilizadas 753 vagas para candidatos da etapa 3 que ingressarão na UEM em 2020.

Para mais informações sobre os concursos, acesse o site oficial do PAS e ou o site oficial do vestibular.

https://maringapost.com.br/cidade/2019/10/01/dos-85-cursos-ofertados-pela-uem-no-vestibular-de-verao-apenas-cinco-concentram-445-dos-candidatos/