Qui, Jul

(Foto: Divulgação)

As inscrições para a oitava edição da Mostra de Cinema e Divulgação Científica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão abertas. O evento ocorre semanalmente, às quartas-feiras, até o dia 7 de agosto. O projeto é para que o público assista um filme a partir da temática em foco e, ao final, debata o conteúdo.

Serão oito exibições apresentadas a partir do dia 19 de junho, no Museu Dinâmico Interdisciplinar, às 19h. As inscrições devem ser efetuadas pela internet e o valor da atividade é de R$ 40.

A Mostra soma 32 horas e gerará certificado de participação. Outros detalhes podem ser esclarecidos pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colaboração Assessoria de Comunicação Social

Foto: UEM

O Centro de Controle de Zoonoses de Maringá confirmou na tarde desta sexta-feira (7) que o morcego encontrado morto no Campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estava infectado com o vírus da raiva.

O animal foi recolhido nas proximidades dos blocos M-08 e T-13, no dia 29 de abril. Após as análises, a Secretaria de Saúde recebeu o resultado dos exames feitos pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) no dia 30 de maio.

As orientações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é que a área em que o morcego foi encontrado seja isolada para evitar contato com humanos. A UEM afirmou que vai cumprir a medida e orienta que, em caso de mordidas de animais dentro do campus, as vítimas procurem o hospital imediatamente.

Colaboração Assessoria

(Foto: Ilustrativa)

As bitucas de cigarro podem ser transformadas em uma ferramenta para tratamento e limpeza de água. É o que revela uma pesquisa científica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que está transformando bitucas de cigarro em hidrocarvão modificado.

O material pode absorver corantes e ser útil no tratamento de água em estabelecimentos como lavanderias, uma vez que otimiza o processo de purificação do líquido.

O projeto começou quando os pesquisadores de Química da instituição observaram o problema ambiental que as bitucas de cigarro causam. Apesar de pequenas e aparentemente inofensivas, as bitucas são causadoras de incêndios e demoram mais de cinco anos para se decompor.

A pesquisa se transformou em artigo científico publicado no Journal of Environmental Chemical Engineering, revista acadêmica de Qualis A2 (alto nível de publicação de pesquisas científicas). Além disso, a descoberta pode virar patente da universidade, que já entrou com solicitação.

O aluno Rogério dos Santos Maniezzo, do 3º ano de licenciatura de Química, foi premiado na 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, em Joinville, devido a relevância, originalidade e foco ambiental da pesquisa. O acadêmico ressalta que “não adianta fazer pesquisa só no laboratório, tem que transpassar os porões da universidade”. O jovem ainda afirma que, como estudante, conquistas como essa são extremamente motivadoras, em um contexto de falta de recursos.

Colaboração Gabriela Pontes e UEM

(Foto:Ilustrativa)

As inscrições para a segunda turma do Curso de Capacitação em Meditação Transcendental (MT) estão abertas até a próxima quarta-feira (5). O cadastro deve ser realizado pela internet.

O curso gratuito é oferecido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e disponibiliza 50 vagas para pessoas adultas interessadas em aprender a meditar. As aulas serão ministradas por professores da Associação Internacional de Meditação (SIM), entre o dia 6 de junho até o dia 5 de dezembro.

Os participantes devem ter disponibilidade para meditar entre 20 a 40 minutos por dia, de segunda a sexta-feira, no campus sede da universidade, em Maringá. A frequência exigida para obter certificado é de 75%.

A programação detalhada está disponível no site do projeto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3011-5988.

Colaboração Gabriela Pontes e Assessoria de Comunicação Social

(Foto: Ilustrativa)

A 13ª Feira de Livros da editora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) começa na quarta-feira (5). O evento acontece até sexta-feira (7), das 9h às 21h, no estacionamento do Restaurante Universitário da instituição.

Mais de 500 livros terão desconto de 50% e algumas obras terão valores promocionais entre R$ 5 e R$ 10. Quem comprar a partir de R$ 50 em livros terá direito a um brinde. Os pagamentos podem ser realizados com cartões de débito e crédito.

A relação com os títulos e preços dos livros comercializados pode ser consultada pela internet. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (44) 3011-1363 ou na Livraria Eduem, que fica no bloco F-05, no campus sede da UEM.

Colaboração Gabriela Pontes e Assessoria de Comunicação Social

Mais Artigos...