Qui, Jul

(Foto: Pixabay)

A Universidade Estadual de Maringá está recrutando voluntários com sequela de Acidente Vascular Cerebral (AVC) para participarem das avaliações e tratamento fisioterápico, no Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor, da Universidade.

O projeto é gratuito e tem como objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas que passam pelo AVC de forma crônica, além de promover o desenvolvimento e estimular uma reabilitação eficiente.

Mais informações sobre a pesquisa e o recrutamento podem ser obtidas pelo telefone (44)99828-2768 ou (44)3011-5027. O e-mail de contato é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Colaboração Universidade Estadual de Maringá

Enquanto a mídia tem mostrado como vários pais são separados de seus filhos por serem imigrantes, o nosso país revela uma atitude contrária. O Brasil acolhe e ainda oferece oportunidades de estudo e emprego para os estrangeiros.

Especialmente em Maringá, mostramos exatamente essa realidade durante esta reportagem. Por meio de dois projetos, de duas faculdades da cidade (Universidade Estadual de Maringá, ensino público, e Unicesumar, ensino privado) vidas têm sido transformadas com a força da educação.

Um dos projetos consiste em ensinar a língua portuguesa aos estrangeiros (uma grande barreira aos imigrantes, pois a comunicação é fundamental para a própria sobrevivência). O outro oferece cursos profissionalizantes, nas áreas de demanda de Maringá e região (setores que precisam e vão empregar essa mão de obra capacitada).

A reportagem especial, exibida no Dia do Imigrante, mostra essas ações. Também apresenta dados estatísticos que esclarecem e desmistificam algumas informações sobre os imigrantes. Mas principalmente, traz histórias de vidas de alunos que têm tido suas realidades transformadas por causa da educação.

Roteiro, reportagem, edição e arte: Mariana Kateivas.

Imagens: Creval Sabino e Mariana Kateivas.

Produção: Talita Amaral

Equilibrar o sistema produtivo é a chave para obter bons resultados na agricultura. Com esta premissa a Fazenda Experimental Coamo apresentou neste ano uma pesquisa voltada ao tema “nutrição de plantas e adubação de manutenção em culturas anuais”. Um assunto relevante, uma vez que, a nutrição está relacionada ao fornecimento de todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento da lavoura.

O foco do ensaio foi abordar o equilíbrio nutricional da planta, uma vez que, é necessário, equilibrar a parte química, física e biológica. Trata-se de um estudo de como as plantas absorvem, transportam, translocam e assimilam os nutrientes, bem como, as relações existentes entre esse processo.

A montagem e apresentação na estação contou com a participação dos pesquisadores e professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Marcelo Augusto Batista e Tadeu Takeyoshi Inoue, e do pesquisador da Embrapa/Soja, Adilson de Oliveira Junior.

Oliveira Junior, doutor em fertilidade de solo e nutrição mineral de plantas pela Esalq/USP – Universidade de São Paulo, lembra que a adubação mineral é uma das práticas para se produzir bem.

Os resultados da pesquisa foram apresentados durante o Encontro de Verão na Fazenda Experimental Coamo. O evento aconteceu no mês de fevereiro e reuniu mais de quatro mil cooperados na estação de pesquisa, durante uma semana.

Nesta terça-feira (29), algumas escolas da rede estadual de ensino suspenderam as aulas em Maringá e região.

Na Cidade Canção, quatro escolas estão sem aulas. São elas a Escola Estadual Branca da Mota, o Centro de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Escola Thomaz Edison, e a Escola Estadual do distrito de Floriano.

Ainda, em Sarandi, três escolas também dispensaram os alunos. Os estudantes das escolas Antônio Francisco Lisboa, Olavo Bilac e o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) não precisam comparecer às unidades de ensino. Em Marialva, somente a Escola Romário Martins, no distrito de Aquidaban, está sem aulas nesta terça-feira (29).

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para dois cursos de canto na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ambos são gratuitos, porém é necessário o pagamento de R$15 como taxa de inscrição.

Para os adultos, as aulas serão às segundas-feiras, a partir das 19h30 e começam no dia 23. O musical terá o tema “Eterno Aprendiz: canto a canto”. Já o musical “Brincando e Cantando” é destinado a crianças de sete a 12 anos. As aulas serão realizadas todas as sextas-feiras, entre 18h e 19h30, com início no dia 27 de abril.

As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (23), para adultos e até quinta-feira (26) para as crianças, na secretaria do Departamento de Música (DMU), no bloco 8 da Universidade, no período da manhã, das 8h às 11h, e a tarde das 14h às 17h. Para mais informações, o telefone do DMU é (44)3011-4092.

Mais Artigos...