Universidade Estadual de Maringá
Tools

O Comitê de Aleitamento Materno de Maringá se reúne mensalmente para discutir ações e oferecer melhor suporte às famílias, especialmente bebês prematuros ou em situação de risco, internados em hospitais. O Banco de Leite, integrado ao Hospital Universitário, faz o trabalho de coleta, armazenamento e encaminhamento do leite humano para fortalecer a saúde dos bebês.

Em janeiro, foram atendidos 79 bebês, com os 142 litros de leite doados por mães que se prontificam a ajudar outras mães. O Banco de Leite oferece os equipamentos de coleta e armazenamento, além de orientações de como retirar o leite e guardá-lo. Uma vez por semana, é feito o recolhimento na casa da doadora.

Atualmente, há em média 200 mães que doam leite. Depois de recolhido, o leite passa por processo de pasteurização, evitando qualquer tipo de contaminação e é distribuído à UTI neonatal. "Muitas mães têm dificuldade de amamentar os filhos e o leite humano é essencial e nutricionalmente completo. Apresenta proteção de anticorpos e outros mecanismos de proteção, diferente do leite articial", explica a presidente do comitê de Aleitamento Materno, Cristina Beatriz Tavares.

Para participar do programa de doação, basta entrar em contato com o Banco de Leite, pelo telefone (44) 3011-9174. É necessário se atentar às orientações para retirar e armazenar o leite corretamente, como usar frascos esterilizados. Caso contrário, o leite não servirá.

Aleitamento Materno

As reuniões do comitê são realizadas na Secretaria de Saúde, na primeira quarta-feira do mês, às 8h30, com representantes de entidades envolvidas – maternidades municipais, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Centro Universitário Ingá (Uningá), Regional da Saúde, Banco de Leite e Baby Nutri.

O objetivo é integrar os órgãos da saúde para cumprir a legislação relacionada a amamentação e apoiar famílias com ações e conscientização sobre a importância do leite materno. O comitê já começou a organizar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto.

ALEITAMENTO. Em janeiro, foram atendidos 79 bebês com 142 litros de leite doados. 

http://maringa.odiario.com/maringa/2018/03/doacoes-para-prematuros/2469010/