Sidebar

18
Sex, Jan

O Conselho Regional de Medicina (CRM) do Paraná comunicou a superintendência do Hospital Universitário de Maringá (HUM) sobre o indicativo de interdição ética do Pronto Atendimento da unidade, que estabelece prazo de 120 dias para a instituição solucionar os problemas encontrados em vistoria.

Segundo o CRM-PR, o pronto-socorro passou por scalização no início de dezembro, após ser ociado pelos prossionais da instituição a respeito das condições de trabalho a que estão submetidos. Entre as questões levantadas pelo conselho estão o número insuciente de prossionais médicos e de enfermagem, o que gera sobrecarga e impossibilita o correto preenchimento das escalas de trabalho.

Em novembro, o decit de pessoal, sobretudo de médicos, cou evidente e causou preocupação depois que pacientes tiveram de aguardar horas por atendimento médico em ambulâncias. (Aqui a notícia)

Esta é a segunda vez que o pronto-socorro do Hospital Universitário de Maringá recebe o indicativo de interdição ética do CRM-PR. Em dezembro de 2015, após sucessivas denúncias da equipe e a não observância das recomendações originadas de vistorias do CRM para solução dos problemas, a instituição recebeu prazo de 180 dias para fazer adequações na estrutura do pronto-socorro, entre outros itens. O indicativo foi retirado em junho do ano seguinte, após cumpridas as determinações.

O que diz a UEM

Em nota, a Reitoria da Universidade Estadual de Maringá e a superintendência do Hospital Universitário informaram que vão se manifestar sobre o indicativo em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (21), às 9h30, no auditório do HU.

A UEM desconhece os motivos da indicação de interdição ética e armou que o CRM agendou para esta quinta-feira à tarde (20/12), a entrega de um relatório apontando as razões que teriam levado à decisão. "A direção do hospital vai analisar o documento para então se manifestar sobre o assunto." 

https://maringa.odiario.com/maringa/2018/12/crm-emite-indicativo-de-interdicao-etica-do-pronto-atendimento-do-hu/2537216/

No dia 13 de agosto é comemorado o Dia do Economista. Em comemoração a essa data, os maringaenses vão receber o “EnTenda de Economia”, promovido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR), em parceria com instituições de ensino, entidades, poder público e empresas.

De acordo com o coordenador geral do evento, João Adolfo Stadler, a ação tem como objetivo destacar a importância do economista para a sociedade, levando serviços gratuitos para a população.

“O nosso foco é reunir todo tipo de solução e orientação em prol da melhora das finanças e que vão impactar na qualidade de vida financeira da população”, explica.

A ação envolverá economistas, professores de economia e acadêmicos dos cursos de economia da Universidade Estadual de Maringá, Faculdade Cidade Verde e Unicesumar, que vão sanar algumas dúvidas dos mais variados assuntos ligados ao tema, com orientações sobre negociação de dívidas, dicas de investimentos, entre outras. Quem passar pela tenda ainda poderá retirar gratuitamente a cartilha “EnTenda de Economia: Dicas para o Consumo Consciente”.

As pessoas poderão fazer consultas ao SPC (Acim) e obter informações sobre o Nota Paraná e a restituição de créditos, através das compras com notas fiscais.

O Procon vai prestar atendimento e orientações às pessoas endividadas e com problemas para negociar com bancos, que poderão ter o apoio do órgão como intermediador.

A Agência do Trabalhador estará presente divulgando vagas para o mercado de trabalho. A agência Proe aproveitará o evento para divulgar vagas de estágios. A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) auxiliará vai levar dicas de elaboração de currículos. A Caixa Aqui prestará esclarecimentos sobre o “Minha Casa, Minha Vida” e a Prefeitura Municipal de Maringá será representada no evento pelas secretarias de Serviços Públicos e de Educação.

O Programa Bom Negócio Paraná vai abrir uma turma com curso de qualificação gratuita, especialmente para o evento. Os empresários e pessoas físicas também poderão consultar linhas de créditos e opções de investimentos com entidades de crédito que estarão no evento, como a Noroeste Garantias, Sicredi e Coopercred.

A BV Financeira esclarecerá informações sobre financiamentos de automóveis e também renegociação de dívidas.

Stadler ainda ressalta que para este ano a estimativa de público é de aproximadamente duas mil pessoas.

Estão previstas a distribuição gratuita de 3.000 cartilhas, com dicas diversas sobre o controle do orçamento doméstico, consumo consciente, renegociação de dívidas e investimento, orientações gerais sobre produtos e serviços financeiros (cartãode crédito, seguros, aplicações, linhas de financiamento, entre outros).

O evento será realizado nesta segunda-feira, 13, das 10 horas às 16 horas, na Praça Raposo Tavares.

Informações: www.coreconpr.gov.br

OBJETIVO. Orientações gerais sobre produtos e serviços financeiros, além de consulta a vagas de emprego e estágio são alguns dos atrativos do EnTenda de Economia. DIVULGAÇÃO

http://maringa.odiario.com/economia/2018/08/maringa-recebe-o-entenda-de-economia-com-orientacoes-gratuitas-para-a-populacao/2510066/

Recentemente, um grupo de 22 pessoas — entre alunos e professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Secretária de Turismo e Cultura de Cianorte — esteve em Chopinzinho, a fim de conhecer o roteiro turístico do município.

Em dois dias de programação, o grupo conheceu quatro propriedades e uma empresa local (Foto: Assessoria)

Recentemente, um grupo de 22 pessoas — entre alunos e professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Secretária de Turismo e Cultura de Cianorte — esteve em Chopinzinho, a fim de conhecer o roteiro turístico do município. Em dois dias de programação, eles conheceram quatro propriedades e uma empresa local.

Os alunos eram dos cursos de Design de Produtos, Design de Moda e Design de Joias. “O objetivo principal foi conhecer nossas potencialidades, entre elas as ametistas. Os professores queriam mostrar aos alunos como são encontradas as pedras: dentro da rocha, as galerias, garimpos”, explica a chefe do Departamento de Turismo, Karin Gnoatto.

As propriedades visitadas foram: o Café Rural (Mato Branco), Garimpo de Ametistas no Passa Quatro, Garimpo no km 8, Loja Ametista e Vinícola Scolaro, onde puderam aproveitar um jantar italiano. Quem também acompanhou um pouco das visitas foi o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro, valorizando as propriedades locais.

Além disso, o grupo conheceu a Reserva Indígena, em especial o artesanato produzido e o potencial de materiais diversificados, diretos da natureza, explorando a cultura das comunidades indígenas.

A visita técnica foi realizada na empresa Brasmacol. De modo geral, a avaliação dos visitantes foi positiva, ressaltando a organização das propriedades e a acolhida que receberam em Chopinzinho.

Em dois dias de programação, o grupo conheceu quatro propriedades e uma empresa local (Crédito: Assessoria)

https://www.diariodosudoeste.com.br/noticia/grupo-da-uem-faz-visita-a-pontos-turisticos-de-chopinzinho

O Comitê de Aleitamento Materno de Maringá se reúne mensalmente para discutir ações e oferecer melhor suporte às famílias, especialmente bebês prematuros ou em situação de risco, internados em hospitais. O Banco de Leite, integrado ao Hospital Universitário, faz o trabalho de coleta, armazenamento e encaminhamento do leite humano para fortalecer a saúde dos bebês.

Em janeiro, foram atendidos 79 bebês, com os 142 litros de leite doados por mães que se prontificam a ajudar outras mães. O Banco de Leite oferece os equipamentos de coleta e armazenamento, além de orientações de como retirar o leite e guardá-lo. Uma vez por semana, é feito o recolhimento na casa da doadora.

Atualmente, há em média 200 mães que doam leite. Depois de recolhido, o leite passa por processo de pasteurização, evitando qualquer tipo de contaminação e é distribuído à UTI neonatal. "Muitas mães têm dificuldade de amamentar os filhos e o leite humano é essencial e nutricionalmente completo. Apresenta proteção de anticorpos e outros mecanismos de proteção, diferente do leite articial", explica a presidente do comitê de Aleitamento Materno, Cristina Beatriz Tavares.

Para participar do programa de doação, basta entrar em contato com o Banco de Leite, pelo telefone (44) 3011-9174. É necessário se atentar às orientações para retirar e armazenar o leite corretamente, como usar frascos esterilizados. Caso contrário, o leite não servirá.

Aleitamento Materno

As reuniões do comitê são realizadas na Secretaria de Saúde, na primeira quarta-feira do mês, às 8h30, com representantes de entidades envolvidas – maternidades municipais, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Centro Universitário Ingá (Uningá), Regional da Saúde, Banco de Leite e Baby Nutri.

O objetivo é integrar os órgãos da saúde para cumprir a legislação relacionada a amamentação e apoiar famílias com ações e conscientização sobre a importância do leite materno. O comitê já começou a organizar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto.

ALEITAMENTO. Em janeiro, foram atendidos 79 bebês com 142 litros de leite doados. 

http://maringa.odiario.com/maringa/2018/03/doacoes-para-prematuros/2469010/

A Câmara Municipal de Maringá sediará, na próxima sexta-feira (22), às 9 horas, a audiência pública "Em defesa da Universidade Pública: Autonomia com Transparência", com ênfase na UEM. O evento contará a presença de autoridades políticas, religiosas, empresariais e sociais da cidade e região. O objetivo principal é discutir e reafirmar o desejo de autonomia das universidades paranaenses.

Leia mais...

Mais Artigos...

Subcategorias

Matérias publicadas no jornal O Diário do Norte do Paraná.

Matérias publicadas no jornal Hoje Maringá. 

Matérias publicadas no jornal Umuarama Ilustrado. 

Matérias publicadas no jornal Tribuna de Cianorte. 

Matérias publicadas no jornal Gazeta do Povo. 

Matérias publicadas no jornal eletrônico Paraná On-line. 

Matérias publicadas no jornal Folha de Londrina. 

Matérias publicadas no jornal Folha de São Paulo

Matérias publicadas no jornal O Globo.

Matérias publicadas no jornal Gazeta Maringá

Matérias publicadas no Portal UOL

Matérias publicas em sites diversos

Matérias publicadas no jornal Folha de Maringá

Matérias publicadas no site da CBN

Matérias publicadas no Portal G1.

Matérias publicadas no jornal Gazeta do Noroeste

Matérias publicadas no Portal R7.

Matérias publicadas no You Tube

Matérias publicadas no jornal Dia-a-dia Mandaguari

Matérias publicadas no jornal Massa News

::cck::1::/cck::
::description::::/description::
Página 1 de 2