Sidebar

17
Ter, Set

Blogs e outros sites
Tools
(Foto: Arquivo UFPR)

Cinco universidades do Paraná estão entre as 50 instituições de ensino superior que mais publicaram trabalhos científicos entre 2014 e 2018. As informações são referentes a dados da Web of Science, com compilação da Clarivate Analytics, a pedido do Jornal da USP (Universidade de São Paulo). São elas: a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a única particular que entrou no ranking.

Das 50 instituições que mais publicaram trabalhos científicos no Brasil nos últimos cinco anos, 44 são universidades (36 federais, 7 estaduais e 1 particular) e 5 são institutos de pesquisa ligados ao governo federal (Embrapa, Fiocruz, CBPF, Inpa e Inpe), também mantidos com recursos públicos, além de 1 instituto federal de ensino técnico (veja gráfico). A USP é, disparada, a maior “fábrica de ciência” brasileira, com participação em mais de 20% das pesquisas publicadas no País. Ou seja, de cada 10 trabalhos científicos produzidos no Brasil, 2 tem pelo menos um pesquisador da USP entre os autores.

Veja a produtividade das universidades paranaenses e a posição no ranking

8º UFPR, com 8,156 pesquisas publicadas, representando 3,80% do total nacional

25º UEM 3.656 pesquisas publicadas, representando 1,70% do total nacional

29º UEL 3.168 pesquisas publicaas, representando 1,47% do total nacional

34º UTFPR 2.414 pesquisas publicadas, representando 1,12% do total nacional

45º PUCPR 1.546 pesquisas publicadas, representando 0,72% do total nacional

https://barulhocuritiba.bemparana.com.br/post/cinco-universidades-do-parana-estao-entre-as-50-que-mais-produzem-pesquisa-no-brasil