Ter, Dez

Portal G1

Vestibular de Inverno da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no norte do Paraná, terminou nesta terça-feira (24) com abstenção de 13,9% dos candidatos, a maior registrada nos últimos três anos.

Vestibular de Inverno da UEM tem maior abstenção em três anos (Foto: UEM/Divulgação)

Do total de 15.940 inscritos, 2.220 (13,9%) não compareceram em ao menos um dos três dias de provas.

Porcentual de abstenções nos vestibulares de inverno da UEM:

2018 - 13,9%

2017 - 12,5%

2016 - 13,2%

2015 - 21%

Segundo a presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) da UEM, Maria Raquel Marçal Natali, o porcentual de faltosos na edição deste ano é considerado dentro da média. Ainda de acordo com Natali, o vestibular foi marcado pela tranquilidade. "Não tivemos nem que fazer correções em questões das provas, o tema da redação também foi muito bem aceito, foi de extrema tranquilidade", diz. O tema da redação deste ano foi a amizade.

Os candidatos deste processo seletivo disputam 1.492 vagas, com Medicina na liderança entre os cursos mais concorridos – com uma média de 336 inscritos por vaga.

Além de Maringá, as provas foram aplicadas em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.

O gabarito provisório será divulgado nesta quinta-feira (26), às 15h. Já o resultado do vestibular será publicado pela UEM em 30 de agosto.

Lei seca

Junto com vestibular termina também, às 23h59 desta terça-feira, a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas no entorno do campus da universidade, na Zona 7. A proibição é estabelecida por lei municipal e vale para o quadrilátero formado pelas avenidas Colombo e Morangueira, com as ruas Vitória e Quintino Bocaiúva. A lei seca começou a vigorar às 20h da última sexta-feira (20).

De acordo com o setor de fiscalização da Prefeitura de Maringá, até o fim da tarde desta terça-feira não havia sido registrado nenhum flagrante de desrespeito à proibição do comércio e consumo de bebidas.