Sex, Mai

CBN
A imagem mostra o trecho inicial da carta

48 grupos assinaram uma carta aberta registrando considerar essa medida a mais adequada para o momento. São grupos que envolvem psicólogos, pesquisadores, conselhos municipais, entre outras organizações.

“Somos integralmente a favor das medidas de contenção da propagação da Covid-19, adotadas pelas autoridades de saúde de Maringá e recomendadas pela comunidade científica nacional e internacional, as quais seguem as diretrizes preconizadas pela Organização Mundial da Saúde – OMS e promovem o isolamento horizontal. Por isso, queremos afirmar nosso irrestrito e veemente apoio a essas autoridades, que têm se apoiado nos conhecimentos científicos para a adoção de tais medidas, em busca da proteção social aos diversos segmentos e famílias em situação de vulnerabilidade social e da preservação da vida de nossos concidadãos do nosso município e região”, escrevem.

A nota segue dizendo ser necessário que as pessoas se ajudem nesse momento. “De tempos em tempos a economia entra em crise e podemos sempre recuperá-la, mas vidas perdidas, não serão recuperadas, nunca mais! Não se pode comprar, tampouco vender, se não houver vida preservada em nossa sociedade”, finaliza o texto.

O documento foi divulgado pelas redes sociais. Devido à pressão que tem sofrido por empresários e comerciantes, a Prefeitura de Maringá também deu publicidade à carta.

A Prefeitura de Maringá defende o isolamento social, toque de recolher e fechamento do comércio para evitar a propagação do novo coronavírus.

Entre outras entidades, assinam a carta:

• Associação Brasileira de Educação Social e Pedagogia Social – EDUSOBRASIL

• Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional - CORESAN

• Conselho Regional de Serviço Social- CRESS 11

• Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá – EPPM

• Geração Social - Consultoria e Assessoria em Responsabilidade Social Empresária

• Grupo de Pesquisa Infância, Adolescência e Juventude – PPE/UEM

• Instituto Proteger: Psicologia e Desenvolvimento de Habilidades para a Vida

• Instituto Psicologia em Foco

• Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua – MNMMR - Comissão Local

• Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros da UEM – NEIAB

• Núcleo de Psicologia Existencial