Sidebar

20
Qui, Jun

Toledo - Acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Paranaense, Unidade de Toledo, participaram de dois eventos de nível internacional: 5º Congresso Internacional do Centro de Ciências da Saúde e 3º Congresso Internacional de Tratamento da Obesidade. Ambos foram realizados no início do mês, na UEM (Universidade Estadual de Maringá).

Além do Brasil, também participaram pesquisadores e profissionais de diferentes áreas da saúde do Canadá. Na ocasião, o grupo de dez estudantes da Unipar, que estava acompanhado da professora Regina Alves Thom, apresentou trabalhos científicos relacionados aos temas.

https://www.oparana.com.br/noticia/educacao-fisica-apresenta-trabalhos-cientificos

Para estreitar ainda mais o relacionamento com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Cocamar, em parceria com a instituição, lançou um desafio aos graduandos do curso de Engenharia de Alimentos: desenvolverem uma bebida vegetal a partir de matérias-primas comuns produzidas pelos cooperados da cooperativa. 

Apresentação - Com o sugestivo nome de Direto do Campus, a iniciativa empolgou os universitários, que tiveram o prazo de até o dia 28 de setembro para inscreverem suas ideias. A apresentação mais detalhada dos projetos selecionados aconteceu na manhã desta segunda-feira (15) no auditório Cocamar, a uma banca multidisciplinar da cooperativa. 

Produtos diferenciados - Ao fazer sua saudação aos participantes, o superintendente administrativo e financeiro da Cocamar, Alair Zago, agradeceu o interesse demonstrado pelos acadêmicos e destacou a expectativa de que surjam, com essa realização, produtos diferenciados e inovadores. “Queremos ideias diferentes para atender aos consumidores, que estão sempre em busca de novidades”. 

Etapa conclusiva - Para desenvolver suas ideias, as equipes formadas pelos alunos receberam uma caixa com os ingredientes em que pelo menos um deles deveria ser utilizado como base para o novo produto – que poderia ser uma bebida vegetal, um néctar ou um fermentado não alcoólico. Por fim, na etapa conclusiva, ainda em data a ser agendada, os escolhidos devem demonstrar o produto pronto, incluindo sugestão de embalagem, tabela nutricional, apelos, lista de ingredientes e tudo mais o que uma embalagem de alimentos requer.

Premiação - A equipe classificada em primeiro lugar – formada no máximo por três alunos – terá direito a um mês de estágio na cooperativa e a um curso em Lean Six Sigma com certificação de horas.

Participar - Quando souberam do desafio, as alunas Josiane Meireles, Elisa Guedes e Amanda Assakawa, trataram logo de se reunir e idealizar um produto, que acabou sendo uma bebida refrescante e ao mesmo tempo um complemento nutricional, com aveia, abacaxi e cítricos. “É uma linha inovadora”, explica Josiana, filha de agricultores que residem em Marialva. 

Saudáveis - Uma outra equipe, formado por Rodrigo Nacano, Leonardo Augusto dos Santos e Gabriel Sarache apresentou uma bebida que mistura mandioca e café, direcionado à linha lifity. Segundo Rodrigo, pesquisa recente revela que há pelo menos 2,3 milhões de paranaenses adotando práticas e alimentos mais saudáveis. “Nosso produto é uma opção para essa demanda”, observou. (Imprensa Cocamar)

http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php/sistema-ocepar/comunicacao/2011-12-07-11-06-29/ultimas-noticias/119789-cocamar-banca-multidisciplinar-examina-projetos-inovadores

Desde 2015 a técnica de compostagem está sendo utilizada pela Prefeitura de Maringá, no Paraná, para abastecer as hortas comunitárias da cidade. O projeto contou com o apoio de um pesquisador da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e de empresas privadas.

Fonte: UEM TV

https://agrosoft.org.br/2018/10/12/compostagem-6/

Felipe Bernardes e Caio Copetti, sócios majoritários da SVN

Evento terá mais de 30 temas, incluindo investimentos para médicos

A SVN Investimentos irá participar do Congresso Médico de Maringá, que ocorrerá do dia 11 a 13 de outubro. O evento será realizado pelos acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Centro de Eventos Vivaro.

Além de ser uma das principais patrocinadoras, a SVN irá fazer uma palestra sobre investimentos para médicos, no sábado, dia 13 de outubro. No total, o evento terá mais de 30 palestras de diversos temas.

A SVN gostaria de apresentar para o público informações sobre o mercado financeiro, evidenciando os conceitos e terminologias do segmento. “Acreditamos que a educação financeira é fundamental para os profissionais do segmento da saúde. Muitas vezes deixamos o investimento em segundo plano, mas um planejamento financeiro bem realizado pode contribuir para uma aposentadoria equilibrada, completa Caio Copetti, sócio da SVN Investimentos.

Entre as temáticas de destaque que terão no congresso estão: inteligência artificial, construção de órgãos em impressora 3D, saúde mental de estudantes e profissionais e medicina humanitária. Outro aspecto muito importante que será debatido no evento é a proliferação de notícias falsas, como as que têm originado movimentos antivacina por todo o mundo.

Uma das partes que promete chamar a atenção dos participantes é a simulação realística, que será realizada por professores vindos da Espanha. Para isso, serão usados robôs que “imitam” os seres humanos e, assim, possibilitam que os profissionais pratiquem como se fossem pacientes. No Brasil, os treinamentos médicos ainda são feitos em pacientes reais, enquanto nos Estados Unidos e em alguns países da Europa o programa de simulação já é adotado.

Embora o congresso seja encabeçado pela UEM, alunos de outros cursos de medicinas, como Unicesumar e Uningá, também estão participando da organização. Para a presidente da comissão organizadora do evento, doutora Elisabete Mitiko Kobayashi, a integração das escolas médicas é um grande grande motivo de comemoração. Afinal, juntos, esses profissionais poderão, no futuro, contribuir com uma saúde melhor para todos.

Público recorde

O Centro Acadêmico de Medicina de Maringá (Camem) espera receber de 400 a 600 pessoas este ano. Se esse número se confirmar, será um recorde para o evento, já que a última edição, ocorrida há cinco anos, recebeu 300 pessoas. O fato de o congresso apresentar temas de interesse geral tende a motivar profissionais de várias localidades a irem até o local.  

Serviço

Congresso Médico de Maringá e 1º Congresso do HURM

Data: 11, 12 e 13 de Outubro

Local: Vivaro – Avenida Virgílio Manilia, 21784 – Jardim Ouro Cola – Maringá

Inscrições e Informações pelo site site www.congressomedicodemaringa.com.br

https://exame.abril.com.br/negocios/mgapress/svn-investimentos-e-patrocinadora-do-congresso-medico-da-uem/

Eles atingiram o Conceito 5; a maioria dos 44 cursos avaliados ficou com o conceito 4, que representa um desempenho muito bom

O Conceito Enade foi calculado com base no desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2017

Sete cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) avaliados pelo Ministério da Educação conquistaram o conceito máximo 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), de acordo com dados divulgados, nesta terça-feira (9), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC.

Os cursos com a nota máxima foram Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Sociais (licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia de Produção - Agroindústria, e Letras/Inglês. Na avaliação do ano passado, com base nas provas de 2016, dois cursos da UEM atingiram a nota 5: Biomedicina e Odontologia. É preciso ressaltar, porém, que a cada ano a avaliação do Inep atinge áreas distintas.

Vale ressaltar, ainda, que a somatória de 44 cursos inclui as ênfases de cada graduação, a modalidade (presencial e a distância) e a categoria bacharelado ou licenciatura. O Conceito Enade foi calculado com base no desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017.

É feito por estudantes ao final dos cursos de graduação para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante.

Até o final do ano o Inep deve divulgar o Conceito Preliminar do Curso (CPC), que envolve a avaliação de cada curso da instituição. Por fim, será divulgada a nota do Índice Geral de Cursos (IGC), relativa à avaliação da Universidade, e que é resultante dos Conceito Enade e do CPC, além de outros fatores. Atualmente, a UEM está com o IGC 4.

Para o reitor eleito, Julio Damaaceno, o desempenho dos cursos da UEM é o resultado de muito esforço coletivo e investimento. "Temos um ambiente que favorece a formação de excelência. A UEM possui um quadro de servidores, técnicos e docentes, que se qualificam constantemente e que, na maior parte das vezes, se dedicam integralmente à Universidade".

Ainda segundo Damasceno, a UEM capta muitos recursos dos organismos federais, internacionais e privados e investe em infra-estrutura e laboratórios. "Outro fator é a formação dos nossos alunos, que vai além do ambiente das salas de aula e do ambiente acadêmico. Ou seja, qualidade do nosso quadro de servidores, o investimento e a integração com a sociedade, esse conjunto de fatores levam a uma formação de excelência validada pela nota do Enade e outros rankings nacionais e internacionais", conclui.

Fonte: ASC/UEM

https://umuarama.portaldacidade.com/noticias/educacao/sete-cursos-de-graduacao-da-uem-tem-nota-maxima-no-enade

Mais Artigos...