Folha de Londrina
Tools

As secretarias da Saúde e do Esporte e Lazer abrem hoje a programação pública do Dia Mundial da Atividade Física, comemorado em 6 de abril e do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. Até o próximo domingo, várias ações serão promovidas em centros esportivos e escolas do município, UEM, Centro Social Urbano e na ATI do Parque do Ingá.

A abertura, hoje às 8 horas, será com um café da manhã seguido de ginástica e caminhada para adultos e crianças em todos os centros esportivos do município. O grupo teatral ''Los Muchos'' fará apresentação nos centros esportivos do Jardim Alvorada e da Zona 5.

Amanhã, estudantes da rede municipal de ensino que participaram do concurso de frases sobre Atividade Física e Saúde têm uma manhã de ginástica no Centro Social Urbano. Os alunos autores das três melhores frases vão receber a premiação. No sábado, a partir das 8 horas, a ação será um campeonato de corrida, saltos e arremessos para estudantes de até 13 anos. O evento conta com a participação da Associação Maringaense de Atletismo, Federação Paranaense de Atletismo e Departamento de Educação Física da UEM.

No domingo será realizado o Festival de Natação para todas as idades e em todos os centros esportivos, a partir das 9 horas. Na ATI do Parque do Ingá, as partir das 8 horas, toda comunidade pode participar de atividades físicas e de lazer, aferição da pressão arterial, medidas antropométricas e orientação sobre saúde preventiva. Todas as frases classificadas serão fixadas no alambrado do Parque do Ingá.

A comemoração do Dia Mundial de Atividade Física e do Dia Mundial da Saúde é uma determinação do Ministério da Sa© úde para os municípios que possuem programas de promoção da saúde preventiva. Maringá foi premiada com R$ 80 mil do Ministério para desenvolver um projeto de acompanhamento de idosos, diabéticos, hipertensos e pessoas com peso acima do ideal em seis ATIs.

Para este ano o Ministério escolheu o tema ''Entre para o time onde o meio ambiente e a atividade física jogam juntos'', mostrando a importância na preservação ambiental na saúde da população. A intenção é, além de incentivar as pessoas para um comportamento mais saudável no dia a dia, conscientizar sobre as práticas simples que resultam em um meio ambiente mais limpo.