Sidebar

13
Seg, Jul

Paraná On-line
Tools

Foi inaugurada ontem, na avenida Mateus Leme, em Curitiba, a sede da Universidade Estadual do Paraná. A nova instituição irá reunir sete faculdades estaduais já pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino Superior.

A Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e a Faculdade de Artes do Paraná (FAP), em Curitiba; a Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam); Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea); Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa); Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar); e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).

“No prédio da Mateus Leme irá funcionar a reitoria da universidade. O edifício foi cedido à instituição pelo Ministério Público do Paraná”, disse o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke. “A unificação das sete faculdades permite que o Estado tenha um gerenciamento mais eficiente do ensino superior. Juntas, elas passam a ter mais força institucional”.

A nova universidade será a terceira maior estadual de ensino superior do Paraná, perdendo apenas para a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e para a de Maringá (UEM).

Ela já inicia suas atividades com 59 cursos de graduação, 22 especializações, 12.041 alunos e 606 docentes. “Agora, estamos trabalhando para estruturar a universidade. Em um segundo momento, devem ser abertas novas vagas, com vestibular unificado e criação de cursos especializados de acordo com as necessidades específicas das regiões onde estão instalados campi”.

O orçamento da nova universidade para 2011 está previsto em R$ 73.185.300 (o que equivale a 6,2% do total da despesa do Estado com ensino superior), mais R$ 1,5 milhão para implantação da reitoria.

http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/501678/?noticia=CRIACAO+DA+UEPR+UNIFICA+SETE+FACULDADES+ESTADUAIS