Sidebar

09
Dom, Ago

Gazeta do Povo
Tools

A Universidade de São Paulo (USP) lidera o Ranking Universitário (RU) divulgado nesta segunda-feira (3) pelo jornal Folha de S. Paulo. A lista, produzida pela redação do jornal em parceria com um grupo de pesquisadores liderados pelo cienciometrista (ciência que estuda a produção científica) da USP Rogério Meneghini, avalia a qualidade das universidades brasileiras. Nesta edição, o elenco inclui 191 universidades e 41 centros universitários ou faculdades.

O segundo e terceiro lugares no ranking são ocupados pelas federais de Minas (UFMG) e do Rio (UFRJ). Entre as paranaenses, a melhor colocada é a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que aparece em sétimo lugar. Entre as 100 primeiras colocadas, estão outras sete instituições do Paraná: a Universidade Estadual de Maringá (19º), a Universidade Estadual de Londrina (25º), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (27º), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (54º), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (57º), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (77º) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (85º).

De acordo com a Folha, para produzir o elenco foram levantados dados de publicações acadêmicas e ouvidos centenas de cientistas e profissionais de Recursos Humanos. Dos quatro aspectos analisados pelo RU (pesquisa, ensino, reputação no mercado de trabalho e inovação), a USP apenas não é primeira colocada em termos de inovação, indicador que a Unicamp lidera.

Veja aqui o ranking completo.

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/conteudo.phtml?id=1293348&tit=USP-lidera-ranking-nacional-das-melhores-universidades-