Dom, Ago

Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a melhor universidade paranaense de acordo com o Ranking Universitário divulgado nesta segunda-feira (3) pelo jornal Folha de S. Paulo. A instituição ocupa o sétimo lugar, atrás de três instituições paulistas, uma do Rio de Janeiro, outra de Minas Gerais e uma sexta do Rio Grande do Sul.

De acordo com a Folha, para produzir o elenco foram levantados dados de publicações acadêmicas e ouvidos centenas de cientistas e profissionais de Recursos Humanos. Na lista estão incluídas 191 universidades – que operam com pesquisa, ensino e extensão – mais 41 centros universitários ou faculdades. A metodologia foi criada pelo grupo liderado pelo cienciometrista (ciência que estuda a produção científica) da USP Rogério Meneghini, em conjunto com a Redação do jornal.

A Universidade de São Paulo (USP) é a primeira do ranking, seguida pelas federais de Minas (UFMG) e do Rio (UFRJ). Entre as 100 primeiras colocadas, estão outras sete instituições do Paraná: a Universidade Estadual de Maringá (19º), a Universidade Estadual de Londrina (25º), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (27º), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (54º), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (57º), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (77º) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (85º).

Veja aqui o ranking completo.