Sidebar

25
Sex, Set

Gazeta do Povo
Tools

Os candidatos do Vestibular de Inverno da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizam nesta segunda-feira (9) as provas de língua portuguesa, literatura em língua portuguesa, língua estrangeira e redação. Os testes começaram às 8h50 e os vestibulandos têm pouco mais de 4 horas para responder às 40 questões.

O presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) da UEM, Emerson Arnaut de Toledo, informou que não foram registrados imprevistos nos dois primeiros dias de vestibular. “Está bem tranquilo. O segundo dia é sempre mais calmo porque os candidatos já conhecem o local de prova. Além disso, o frio ajudou para que os vestibulandos entrassem rapidamente nas salas.”

De acordo com a CVU, 2.404 estudantes, o equivalente a 9,24 % do total, faltaram no primeiro dia de prova. A Comissão chegou a divulgar no domingo (8) que este número poderia ser maior, mas isso não foi confirmado nesta segunda.

O concurso deste inverno tem recorde de inscritos: cerca de 24,6 mil pessoas, aproximadamente 800 a mais do que o registrado em julho de 2011.

Vestibular é realizado em três dias de provas

Na terça-feira (10), os vestibulandos vão realizar provas de conhecimentos específicos, nas quais as disciplinas cobradas variam conforme a opção de curso do candidato. O vestibular começou no domingo (8) com provas de conhecimentos gerais, envolvendo perguntas de geografia, história, filosofia, sociologia, matemática, física e química.

Neste ano, são oferecidas 1.488 vagas para mais de 60 cursos de graduação – 20% delas são para cotistas, candidatos que estudaram o ensino médio integralmente em instituições públicas ou que pertencem a famílias de baixa renda. O curso mais concorrido é medicina, com 365,6 candidatos por vaga na modalidade não-cotista e de 161,7 entre os cotistas.

Em todos os dias, os candidatos devem levar documento oficial e original com foto e caneta de tubo transparente com escrita grossa na cor azul escura ou preta, para o preenchimento da folha de resposta. Não é permitido o uso de relógio de pulso, celular, calculadora, MP3 player e equipamentos similares. Também não podem ser utilizados bonés, gorros, luvas e outros adereços semelhantes. O lápis e borracha só podem ser usados para o rascunho.

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/vestibular/conteudo.phtml?tl=1&id=1273394&tit=Segundo-dia-de-vestibular-da-UEM-comeca-com-tranquilidade