Sidebar

29
Ter, Set

Gazeta do Povo
Tools

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou o índice de abstenções no primeiro dia do vestibular. Ao todo 1.332 candidatos não compareceram ao primeiro dia de exame, o que corresponde a 8% dos inscritos.

A prova teve início às 8h50. No bloco 27 da UEM, não houve registro de candidatos atrasados. 16.657 candidatos estavam habilitados para responder ao exame.

Na porta do bloco 27 da UEM, local de concentração de vestibulandos de medicina, a entrada dos candidatos foi tranqüila e ninguém chegou depois das 8h50, hora em que os portões foram fechados. Apenas alguns pais de alunos permaneceram no local depois desse horário

Com a mesma tranqüilidade estava a candidata Sara Carolina Scremin, aluna do terceirão. “Durante o período de estudos a pressão é maior que agora. Agora é hora de ficar tranqüila”, disse ela, que também prestou vestibular na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Já as candidatas Renata Jacobovski e Rafaela Ferreira estão cumprindo sua maratona de provas em busca de uma vaga em medicina. As duas moram em Curitiba e já fizeram cada uma, pelo menos quatro vestibulares para o curso. Renata já prestou na Universidade Positivo (UP), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Unioeste e duas vezes na UEM. Ainda vai fazer Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “A gente acaba se acostumando”, disse ela sobre a prova deste domingo, em Maringá. Já Rafaela prestou na UFPR, PUCPR, UP e Evangélica. “Ainda vou fazer na UFSC e em Ponta Grossa (UEPG)”, disse. Nenhuma delas passou na primeira fase da Federal.

Segundo o Tenente Rodrigo, responsável pela Força Tarefa realizada durante os dias de prova, nenhuma ocorrência grave foi registrada até o momento. A Policia Militar vai fazer blitzes nos arredores da universidade para garantir que a lei seca, que termina na terça, está sendo cumprida.

Os candidatos disputam ao todo 1582 vagas em 50 cursos. Medicina é o curso mais concorrido, com cerca de 105 candidatos disputando uma vaga. Arquitetura e Urbanismo aparece em segundo lugar, com 33 candidatos por vaga. Clique aqui para conferir a relação candidato/vaga do vestibular da UEM.

O processo seletivo será realizado em três dias. Hoje, os candidatos fazem a prova de conhecimentos gerais. Na segunda-feira (1º), serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literaturas em Línguas Portuguesa e Estrangeira, além da prova de Redação. Por fim, na terça (2), prova de conhecimentos específicos.

A divulgação do resultado dos aprovados está prevista para 19 de dezembro, às 10h, no site da instituição e nos Câmpus Sede – Maringá (Ginásio de Esportes Chico Neto), Câmpus Regional de Cianorte (Secretaria), Câmpus Regional de Goioerê (Secretaria), Câmpus Regional de Umuarama (Secretaria) e Câmpus do Arenito Cidade Gaúcha (Secretaria).