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Dom, Abr

Fachada da UTFPR, em Curitiba.| Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/enade-2019-cursos-com-conceito-maximo-parana/ Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

O Paraná teve 48 cursos superiores avaliados com a nota máxima do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) realizado no ano passado. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). Em todo o Paraná, foram avaliados 623 cursos de 29 áreas, em instituições públicas e privadas.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi a instituição com mais cursos que obtiveram o conceito 5, o mais alto (as notas vão de 1 a 5): 11 no total. Em seguida aparecem a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 9, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), ambas com 5. Confira a relação dos cursos que obtiveram a nota máxima ao final da reportagem.

 

O Enade é um dos processos avaliativos que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e busca aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Cada área é avaliada a cada três anos. Em 2019, fizeram a prova os alunos que concluíam o bacharelado em engenharia; arquitetura e urbanismo; ciências agrárias; ciências da saúde e áreas afins, além daqueles de cursos superiores de tecnologia das áreas de ambiente e saúde; produção alimentícia; recursos naturais; militar e segurança.

 

Cursos do Paraná que obtiveram conceito 5

 

Medicina Veterinária

 

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba

 

Medicina

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Positivo

 

Agronomia

 

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Centro Universitário Filadélfia (Unifil) - Londrina

Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

 

Farmácia

 

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

 

Arquitetura e Urbanismo

 

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Curitiba

Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (Feitep) - Maringá

 

Enfermagem

 

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

 

Nutrição

 

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

 

Fisioterapia

 

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Centro Universitário de Maringá (Unicesumar)

 

Tecnologia em Radiologia

 

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

 

Tecnologia em Agronegócios

 

Faculdade Assis Gurgacz (FAG Toledo)

 

Educação Física (Bacharelado)

 

Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Centro Universitário Internacional (Uninter)

 

Engenharia da Computação

 

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Curitiba

 

Engenharia Civil

 

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Universidade Estadual de Maringá (UEL) - são dois, Maringá e Umuarama

Universidade Federal do Paraná (UFPR) - são dois, em Curitiba e Pontal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - são cinco, Curitiba, Pato Branco, Toledo, Guarapuava e Apucarana

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

 

Engenharia Mecânica

 

Universidade Pitágoras (Unopar) - Londrina

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Londrina

 

Engenharia de Alimentos

 

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Francisco Beltrão

 

Engenharia Química

 

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Londrina

 

Engenharia Florestal

 

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

 

Tecnologia em Segurança do Trabalho

 

Centro Universitário de Maringá (Unicesumar)

 

"Elson Borges| Foto: Arquivo pessoal"

 

"Ele unia diferentes frentes e aptidões em prol de um mesmo objetivo: um mundo mais justo. De passo em passo, nos movimentos sociais, na universidade, em discussões públicas, na agroecologia ou na política, o engenheiro agrônomo e candidato a vice-prefeito de Paranacity (PR) Elson Borges, mais conhecido como Zumbi, buscava ter uma visão ampla para conseguir transformar a realidade. Ele faleceu no dia 8 de outubro, aos 54 anos, após uma parada cardíaca.

Filho de um casal de meeiros, nasceu em Kaloré (PR), desde cedo acompanhou a rotina da lavoura e o trabalho árduo para tirar da terra o sustento da família de nove irmãos. Com a ajuda da igreja, conseguiu estudar. Ingressou no seminário na juventude e a partir de então se aproximou da Pastoral da Terra. O caminho para os movimentos sociais foi natural. No final da década de 80, após deixar o seminário, entrou para o Movimento Sem Terra.

Em 1991, casado, mudou-se para um acampamento em Ibema, também no Paraná, onde já moravam seus pais. Prestou vestibular para Agronomia e foi aprovado na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Entre mudanças de cidade, passou por Alvorada do Sul até se instalar em Paranacity a partir de 1996. “Hoje é menos complicado falar de agroecologia [perspectiva ecológica da agricultura, que produz alimento enquanto atua na preservação do meio ambiente e respeito aos ecossistemas naturais da terra] dentro dos espaços da universidade. Mas na época dele foi difícil fazer isso, estar no campo, falar de luta pela terra e fazer agronomia”, conta a filha Cristina dos Santos.

Passando de um desafio para outro, Elson conseguia ferramentas para incrementar sua atuação e pensamento. Passou um período na França, em uma vivência que variaria suas ideias e formas de pensar. Na volta, trabalhou como secretário de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Maringá e se tornou mestre pela UEM ao pesquisar formas alternativas de produção de feijão.

Carregava a luta racial no nome. Cristina conta que só soube que o pai se chamava Elson na alfabetização, já que ele sempre foi chamado por todos de Zumbi, como o líder do quilombo dos Palmares e herói negro. Ele mesmo dizia que havia sido o primeiro em muitas coisas. Primeiro negro a se formar em Agronomia pela UEM, primeiro secretário municipal negro de Maringá. Em grande parte do tempo, ele era o único negro nos espaços que ocupava, e buscava fazer disso um exemplo de representatividade.

Fazia conexões visando melhorar a vida de quem vive no campo. Era envolvido com redes coletivas de comercialização de alimentos e se aproximou bastante do cooperativismo. Tentava fomentar a criação e aperfeiçoamento de políticas públicas no sentido de criar uma assistência mais consistente aos pequenos produtores. Atuava como engenheiro na Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi).

Adorava pescar e jogar futebol, apesar de não acertar um gol. Tinha o traço muito forte de olhar para as pessoas como seres humanos em primeiro lugar. Conversava da mesma maneira com quem quer que fosse e contava com o diálogo como principal ferramenta para conquistar melhorias na sociedade. “Ele tinha uma visão de mundo muito difícil de encontrar. Era um jeito diferente de ver o mundo, de acreditar que daria certo”, conta a filha.

Dentro do olhar global e agregador que tinha sobre a agroecologia, muitos conhecidos usaram a definição de um pedagogo popular para caracterizar o que Elson fazia: “Muita gente que faz agroecologia semeia o chão, ele plantou em mentes e corações”."

 

Kombi estava entre os três sonhos de infância concretizados pela pesquisadora| Foto: Arquivo pessoal

A cientista, a pesquisadora e professora dra. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon era uma criança de quatro anos quando decidiu que queria enveredar pelo mundo da ciência. Improvável? Na infância em Cianorte, nos anos 1970, ela esperava ansiosamente pelo vendedor de chocolates, que chegava na cidade do noroeste do Paraná com uma Kombi vermelha. Comprava os doces que vinham com uma tag que falava sobre animais. Um dia, se deparou com a história da cadela Laika, primeiro ser vivo ao orbitar o planeta terra no nal dos anos 1950. Comovida, perguntou o que era necessário para ir buscar a cachorra - e ouviu que era preciso ser cientista. Cresceu com a ideia fixa na cabeça, assim como a de ter um veículo igual a do viajante e um lho menino. Realizou as três coisas.

Linnyer não conseguiu buscar Laika, mas fez cursos de eletrônica por revistas, montava e desmontava coisas em casa, até vir a Curitiba em 1987 fazer graduação em Engenharia da Computação, na PUC-PR - até então, o curso só existia em faculdades privadas. “Fiz com bolsa de estudos, não tinha nem mala para viajar. Minha mãe tingiu um saco de açúcar, colocou uns babadinhos, e foi assim que levei as minhas coisas pra morar em casa de "estudante” rememora. Hoje professora do Departamento de Informática da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e autoridade na área de microeletrônica no Brasil, ela carrega incontáveis títulos, como Diretora da Sociedade Brasileira de Microeletrônica, Conselheira do IEEE WIE (Woman in Engineering, “mulheres na engenharia) e pesquisadora 1 (um dos níveis mais altos) no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Ela lustra uma realidade animadora na UEM: a universidade é a que mais tem cientistas mulheres no Brasil, e a segunda do mundo.

O dado é do levantamento anual Leiden Ranking, feito pelo Centro de Estudos da Ciência e Tecnologia da universidade de Leiden, na Holanda. Em 2019, foi a primeira vez que a instituição realizou o recorte por gênero da proporção de mulheres e número total de autores de trabalhos científicos. Na UEM, entre os 1.288 trabalhos 54% foram de autoria feminina, atrás apenas da Universidade de Lublin, na Polônia, cujo índice é de 56%. As áreas de Física e Engenharia são os destaques. “Esse índice é espetacular.

Mostra uma universidade nova, fora do eixo das capitais, com pesquisas de alto impacto. Esse mito de que mulher não tem aptidão para pesquisa cai por terra. O trabalho que desenvolvemos aqui mostra isso. A gente empodera jovens e traz talentos ao país” diz Linnyer, que ouviu de inúmeros professores na escola que cientista não era “coisa de mulher”.

Na família, o seu sonho também não era lá muito aceito: o pai queria que ela cursasse os tradicionais Medicina ou Direito. Ela prestou vestibulares para ser médica, passou, mas escolheu a engenharia, contrariando as expectativas familiares. Na faculdade, estagiou em uma grande multinacional e cresceu rápido na carreira, mas precisou tomar a decisão de sair da engenharia de empresa para a ciência. No doutorado na Universidade Federal de Minhas Gerais (UFMG), iniciou pesquisas internacionais. Sua trajetória já lhe rendeu prêmios como o recebido em 2013, o IEEE Women in Engineering, entregue pelo Institute of Eletrical and Eletronics Engineers, por sua contribuição na área de sistemas de computação no mundo.

Por acaso

Ao contrário de Linnyer, a diretora de pós-graduação da UEM, Marcia Edilaine Lopes Consolaro, não pensava nem em fazer mestrado quando se graduou (também pela universidade de Maringá) em Farmácia Bioquímica. Foi a primeira bolsista de iniciação científica do curso, mas seu objetivo era se formar e trabalhar em um laboratório de análises clínicas, o que ela fez por um curto período. Porém, a rotina e as atividades a desagradaram; ela sentia falta de pesquisar. “Sempre fui muito estudiosa, e me incomodou o fato de não ler mais nada até do trabalho. Fiz mestrado em biologia celular e engatilhei em uma área que eu jamais pensava”conta ela, que se diz encantada pela docência. O pai a incentivou a se graduar: queria que as lhas estudassem para não depender financeiramente de seus maridos. No entanto, ser doutora é algo que ainda foge do entendimento da família. “Vai ser doutor, mas vai ser médico?”é uma das perguntas que ela recebia com frequência dos parentes.

                                                                            Marcia Consolaro, diretora de pós-graduação na UEM, é referência no Brasil em pesquisa sobre a transmissão da zika

As Doenças Sexualmente Transmissíveis são o tema principal das pesquisas de Marcia, que tem três artigos na Revista Nature, publicação científica britânica reconhecida como uma das mais relevantes do mundo. Foi a cientista uma das precursoras na investigação sobre a transmissão do zika vírus via sêmen e secreção vaginal, iniciada em 2016. “Conseguimos o primeiro caso da América Latina” conta ela, que terminou o seu doutorado em um tempo recorde (dois anos - o prazo para o pesquisador finalizar é de quatro anos), mesmo período em que foi mãe de Otávio e Gustavo, hoje com 24 e 23 anos.

Outro projeto da cientista tem chances de se tornar política pública junto ao Ministério da Saúde: Marcia vai coordenar, nas cinco regiões do país, uma auto coleta de células do colo de útero para detecção do HPV (Papilomavírus Humano); a infecção pode levar ao câncer de colo de útero. O mecanismo foi desenvolvido na UEM e, com um card e uma escovinha, a mulher consegue, sozinha, fazer a coleta das células, realizada geralmente pelo médico ginecologista (no exame conhecido como papanicolau). “Isso vai eliminar barreiras e tabus, pois muitas mulheres ainda têm vergonha de fazer o exame com o médico, ainda mais se for um homem”. O teste será feito em grupos de mulheres entre 25 e 64 anos, e que não fazem o papanicolau há quatro anos ou mais. “Se virar política pública, vai ser o ápice da minha carreira” comemora.

Para atrair mulheres

Quando engravidou do lho Don, hoje com 12 anos (e que já viajou com a mãe para 34 países do mundo), Linnyer e o marido José Aylon (que ela diz ser o seu grande incentivador na carreira acadêmica) resolveram retornar ao Paraná. Ela decidiu então que começaria a inspirar meninas por meio de sua história, para que elas soubessem que mulheres oriundas de escolas públicas podem, sim, serem cientistas. Deu palestras em Cianorte e fundou o Grupo Manna de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenhara de Computação Invisível, que envolve professores e alunos da UEM, e leva os conceitos de robótica e internet das coisas para 10 municípios do Paraná, além de atividades em São Paulo e Brasília. “Com esse apoio a evasão diminui, os estudantes começam a ter o objetivo de ir à universidade, não vira algo inalcançável” ressalta a pesquisadora.

Linnyer e o lho, Don, no Museu do Cosmonauta, em Moscou: viagem para conhecer de perto a história da cadela Laika, que a fez querer ser cientista| Arquivo pessoal

Outra política implementada na UEM foi um pedido à reitoria para que as professoras que voltassem de licença maternidade tivessem a extensão de um ano no julgamento de seus currículos lattes - as pontuações, que vem de artigos e participação em eventos científicos, são importantes para que os cursos de mestrado e doutorado aumentem as suas notas e atraiam mais recursos e bolsas de estudo. “Muitas vezes a licença fazia com que as professoras perdessem alunos bolsistas. É uma forma de garantir uma equidade de gênero para as professoras”acredita Linnyer. Hoje, as docentes da universidade representam 48% da equipe.

A localização também é um fator decisivo para atrair as mulheres para a pesquisa. Muitas não têm condições de viver em capitais. Ter uma universidade no interior, perto de casa, é um facilitador, frisa Linnyer. “É um ecossistema que permite que as mulheres estudem. Mesmo sendo donas de casa, por exemplo, elas conseguem alavancar uma carreira, porque a universidade está perto. Muitos dos nossos alunos vêm todos cidades do entorno, como Jussara e Tamboara, para estudar na UEM”.

Valorização da profissão

Mesmo felizes com o resultado do ranking e com o interesse crescente das mulheres pela pesquisa, a falta de reconhecimento da profissão de cientista é algo que incomoda ambas pesquisadoras. “Um jogador de futebol ganha rios de dinheiro. Nós fazemos descobertas importantes e ninguém valoriza. Isso é o que mais me incomoda de ser cientista no Brasil. Estamos vivendo um desprestígio da profissão, em que se enxerga o cientista ou como louco ou o folgado que gasta dinheiro a toa” , enfatiza Marcia. Para ela, a junção de mulheres competentes criou o polo da UEM, mas a cientista acha que as explicações sobre o que é fazer ciência deveriam ser contempladas no currículo escolar, logo no ensino básico. “Falta mostrar a profissão no país. Por isso, tento ser inspiradora para as minhas alunas, passar minha paixão pela pesquisa”.

Linnyer chega a fazer reuniões com os pais de universitárias que não querem as lhas na engenharia, por considerarem um ambiente masculino. “A sociedade não enxerga a carreira e muitas vezes os pais e maridos não entendem que essa profissão é possível. Por isso mostro minha trajetória e de mulheres incríveis e prováveis que romperam barreiras”. As críticas (de que trabalha muito, que cuida pouco da família, etc), frisa ela, sempre existirão. “Tem horas que é doloroso. O melhor caminho é não ligar e seguir. Nós mulheres precisamos ter coragem de sermos imperfeitas, e não ter vergonha de nos mostrarmos, de assumirmos a nossa competência".

Desafios

Em todo o Brasil, nos em níveis altos da hierarquia da pesquisa, entre os 112 pesquisadores sênior, apenas 27 são mulheres; a categoria é reservada ao pesquisador líder em sua área de atuação e destaque entre seus pares.

Os homens também ficam com a maior parte - R$ 110,7 milhões - das bolsas de produtividade do CNPQ. As cientistas mulheres receberam metade da verba, R$ 57,6 milhões. A bolsa é destinada a doutores que tenham excelente desempenho em investigação.

https://www.gazetadopovo.com.br/parana/a-kombi-a-cientista-e-a-revolucao-das-mulheres-na-uem/

 

Com a ajuda do Fab Lab da Rua da Cidadania de Cajuru, a estudante de Design de Produto, Julia Alberti Ginde, de 22 anos, conseguiu produzir e imprimir na impressora 3D um protótipo de jogo de tabuleiro para crianças com deficiência visual. O laboratório gratuito de prototipagem é mantido pela Prefeitura de Curitiba e desde março, ajudou a desenvolver 50 projetos da comunidade.

O jogo de tabuleiro desenvolvido para crianças com deficiência visual foi idealizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde Julia cursa o 4° ano. A jovem agora faz adaptações necessárias para produzir o produto final, que será feito em madeira, na máquina de corte.

Depois de pronto, a estudante ainda pretende levar o brinquedo para teste com crianças que possuem deficiência visual. Para ela, o laboratório foi essencial para o projeto. "É importante as cidades oferecerem à população esse conceito do 'faça você mesmo' como Curitiba faz, conta Julia.

Julia Alberti Ginde desenvolve jogo de tabuleiro para pessoa com deciência visual no Fab Lab da Rua da Cidadania do Cajuru.| Foto: Valdecir Galor / Prefeitura de Curitiba

 

 

Laboratório gratuito

O Fab Lab conta com laboratório de informática, prototipagem com impressoras e scanner 3D, além de cortadora a laser, router, plotter e fresadora. Para utilizar, é preciso marcar horário pelo telefone (41) 3221-2421 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 12 h e das 13 às 17 horas.

https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/parana-sa/estudante-de-design-produz-jogo-inclusivo-com-ajuda-de-fab-lab-gratuito/

Prédio da UFPR, na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior que recebeu a maior nota no ranking de universidades elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo - o Ranking Universitário da Folha (RUF). Com 92,02 de avaliação, a UFPR aparece como a oitava melhor do país - na ponta da lista estão a Universidade de São Paulo (USP), com 98,02; Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 97,09; e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 97,00.

Entre as 30 melhores do país estão ainda outras três instituições paranaenses.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a 23ª, com nota 82,12; a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com nota 81,48, é a 24ª; e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na 30ª posição, somou 76,88 pontos. No ranking, as 196 universidades foram avaliadas em cinco quesitos: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.

O principal destaque paranaense foi a terceira colocação da UFPR no quesito inovação - tema que é visto como uma das principais bandeiras do governo estadual. Das cinco áreas avaliadas, a instituição federal só não é a mais bem cotada do estado em um: internacionalização. Em 29º lugar no país nessa área, ela fica atrás da PUCPR, que ostenta o 22º lugar nacional.

https://www.gazetadopovo.com.br/parana/breves/melhores-universidades-paranaenses-ranking-folha/

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