Sidebar

23
Sáb, Jan

Umuarama Ilustrado
Tools

Cruzeiro do Oeste - Nesta semana pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estiveram em Cruzeiro do Oeste para estudar a geologia do sítio Paleontológico de Cruzeiro do Oeste, encontrados no Município de Cruzeiro do Oeste. Eles foram recebidos pela Direção do Museu e do Laboratório de paleontologia, Neurides Martins.


A ação faz parte do termo de cooperação técnica assinado entre a instituição e a Prefeitura Municipal. A professora Marta de Souza da UEM juntamente com dois alunos visitou o local onde foram encontrados os fósseis de Pterossauro. Na última semana a diretora Neurides encontrou o coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (GEMA) da UEM, Nelson Gasparetto e a coordenadora do projeto de Cruzeiro do Oeste, Susana Volkmer em Maringá para tratar do termo de cooperação entre a Prefeitura e a instituição de ensino. 
Os primeiros fósseis encontrados em Cruzeiro do Oeste foram descobertos em 1971 por Alexandre Gustavo Dobruski e seu filho, João Gustavo Dobruski, agricultores da cidade. A confirmação de que os materiais encontrados eram realmente fósseis só aconteceu em 2011 e desde então a Prefeitura está empenhada em proteger esse patrimônio paleontológico e incentivas as pesquisas que já estão sendo realizadas no laboratório de paleontologia de Cruzeiro do Oeste, sobre a responsabilidade da prefeitura. “Esses fósseis fazem parte não só da História de Cruzeiro do Oeste, como do mundo. Portanto para nós é uma das prioridades estudar os fósseis dentro do termo de cooperação que temos com a Universidade Estadual de Maringá”, destacou o prefeito.
UAB da cidade abre 125 vagas gratuitas
O polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Cruzeiro do Oeste está com 125 vagas abertas para especialização em Ensino de Filosofia para Ensino Médio. As inscrições já estão abertas e para participar basta acessar o site www.ead.unb.br/chamadapublica .
Podem participar profissionais de educação que atuem na área de filosofia: licenciados em filosofia e outras áreas da educação, graduados em filosofia, história, sociologia e Ciências Humanas ou Sociais e demais licenciados interessados.
O prazo para inscrições termina no próximo dia 24 e 70% das vagas são destinadas para professores da rede pública de ensino. Todo o processo é gratuito e o resultado final será divulgado no dia 12 de junho pelo mesmo site da inscrição. Mais informações: (44) 3676-2093.

http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?Not=Pesquisadores%20da%20UEM%20v%C3%A3o%20a%20Cruzeiro%20do%20Oeste%20para%20fazer%20estudos%20geol%C3%B3gicos&NotID=79532