Ter, Abr

Umuarama Ilustrado

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) – campus de Umuarama – e o Sindicado Rural Patronal estão lutando em parceria para a instalação de um centro de treinamento para operadores de implementos agrícolas da montadora John Deere. São três centros instalados no Brasil e Umuarama receberia o quarto, para oferecer qualificação aos trabalhadores da área. As entidades estão buscando mais parceiros para que o projeto se concretize.
O presidente do Sindicato Rural de Umuarama, Renato Fontana, deve viajar para Porto Alegre (RS) na central da John Deere, nos próximos dias, onde vai estudar com os coordenadores do projeto a viabilidade da instalação e a verba necessária para a concretização do centro no município. “O que nos foi adiantado é que precisaríamos de R$ 4 mil a R$ 5 mil para a instalação do centro de treinamento”, disse Fontana.
Além dos recursos, o centro tem que estar ligado a uma instituição de ensino. Para isso a UEM se prontificou a ser a mantenedora do projeto, através do coordenador do campus de Umuarama, professor Osvaldo Joaquim dos Santos, que ofereceu uma área 750 m² no terreno da instituição. No lançamento da pedra fundamental do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Umuarama, o deputado federal Osmar Serraglio se comprometeu a empenhar recursos do governo federal visando a construção do centro de treinamento.