Dom, Ago

O Diário do Norte do Paraná

De 2004 a 2007, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) ampliou de 14 para 47 o número de depósitos de patentes. Para os próximos anos, a tendência é manter um crescimento significativo. "Até 2010, acredito que chegaremos muito perto de cem depósitos de patentes", projeta o diretor de Pesquisa da UEM, professor Benedito Prado Dias Filho. Um dos pilares para atingir a meta é a criação, este ano, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

"Dentro da Pró-reitoria de pesquisas já temos encaminhado os procedimentos, mas com o Núcleo vamos ter um escritório de transferência tecnológica e uma divisão de propriedade intelectual que vai estimular a solicitação da patente por mais simples que pareça um trabalho que exigiu inovação ou desenvolvimento de protótipo.

Assim, preservamos o patrimônio da instituição." Com relação aos três anos passados, Dias explica que o crescimento se deu em razão da Lei de Inovação, aprovada em 2004.

"Essa lei estabelece uma nova visão de relação entre pesquisadores e a instituição. A lei também facilita as parcerias entre a universidade e as empresas. Antigamente, tínhamos que fazer editais para procurar interessados. Agora, essas ações estão mais desburocratizadas. Hoje é possível, por exemplo, desenvolver uma tecnologia a pedido de uma empresa com financiamento do Governo Federal."

Dias explica que, para a universidade, é interessante porque é possível compartilhar ou transferir a exploração comercial de uma tecnologia através do recebimento de royalties ou, em casos de parceria, dividir a patente e os bônus sobre a tecnologia desenvolvida.

Segundo Dias, as áreas de química fina, em estudos voltados à produção de medicamentos, e de engenharia química, em questões relacionadas à reciclagem e ao processamento de resíduos de tinturarias e lacticínios, além do tratamento de efluentes, têm se destacado na instituição.

No Cesumar também aumentou o incentivo à pesquisa e ao registro de patentes. A instituição criou no ano passado o Núcleo de Inovação Tecnológica e tem três depósitos de patentes: a criação de uma máquina para secagem de peças de serigrafia, desenvolvimento de sistema de controle para escadas rolantes e um mecanismo de acionamento automático para o fechamento de janelas basculantes em dias de chuva.