Sáb, Set

O Diário do Norte do Paraná

Quarta edição da Semana de Música da UEM começa na próxima terça-feira, com palestras e atrações culturais abertas a toda a comunidade

A edição de número quatro da Semana de Música da Universidade Estadual de Maringá começa na próxima terça-feira com palestras sobre diversos aspectos da música, inclusive com a relação com outras formas de arte e com a sociedade, minicursos, recitais e apresentações culturais.

O evento, no Auditório Ney Marques e salas do bloco 8, vai até o dia 25 de abril. As inscrições para as palestras custam R$ 35,00 e podem ser feitas na página na internet.

A Semana é aberta ao público em geral. “Como não são palestras práticas, mas teóricas, elas servem para qualquer um que tenha interesse em entender e discutir a música”, diz professor Rael Bartarelli Gimenes Toffolo, vice-coordenador do Departamento de Música da UEM.

O evento também vai influenciar as atrações de dois projetos culturais realizados em Maringá às quintas-feiras.

O CinUem, por meio de uma parceria com a Semana, vai exibir o filme “2001 - Uma Odisséia no Espaço”, em que Toffolo, vai analisar a forma como o diretor Stanley Kubrick utilizou a música no clássico de 1968.

As atrações do Convite à Música também terão uma ligação com o evento: o flautista Rogério Wolff e o violonista Paulo Porto Alegre farão master-classes durante a Semana.

As palestras da Semana de Música trarão professores de diversos cursos da UEM, mas com pesquisas na área da música que, normalmente, não são apresentadas em sala de aula.

Na terça-feira, a professora Clarice Samorano Cortez, doutora em Literatura, falará sobre as cantigas de Santa Maria, composições feita na Península Ibérica no século 13.

A segunda palestra do dia trará Toffolo debatendo questões como o que é música, por que e como as pessoas a ouvem e a maneira que ela influencia as relações humanas.

No dia 23, Priscila Gambary Freire, professora do curso de Música, apresentará um estudo sobre a obra de Camargo Guarnieri, um dos mais importantes compositores brasileiros.

O dia também terá palestras sobre análise e interpretação musical (com Hideraldo Grosso) e os bastidores da criação de um concerto (com Marcus Bittencourt). A noite termina com um recital de música eletroacústica com Bittencourt e Sabrina Schulz.

Na quinta, haverá palestras sobre a relação da música com os sentimentos (com Bernard Fuchs) e técnicas de estudo para instrumentos (com Eldade Marcelino).

Na sexta, haverá uma palestra com Andréia Anhezini da Silva sobre a relação entre música de Osvaldo Lacerda e a poesia de Drumond e uma mesa redonda sobre música e ciências sociais com os doutores Luiz Hermenegildo Fabiano (Educação) e Eduardo Montagnari (Ciências Sociais).