Dom, Set

O Diário do Norte do Paraná

A Defesa Civil e as prefeituras de Munhoz de Mello, Iguaraçu e Ângulo, na região de Maringá, fazem nesta quarta-feira (12) levantamento dos estragos causados pela chuva, com queda de granizo, e vento forte ontem à noite. Árvores caíram e casas foram destelhadas. Não houve feridos.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros (CB) de Maringá, Munhoz de Mello foi a cidade na região mais atingida pelo temporal. Cerca de 250 casas foram danificadas pelo granizo. A Defesa Civil distribui na cidade 1.200 metros de lona.

O prefeito de Munhoz de Mello, Gilmar José Benkendors Silva (PMDB), que está em Brasília, diz que é possível que seja decretado estado de emergência. “Em uma escola, 80% dos vidros foram quebrados.” “Foram vários os estragos na cidade.”

Iguaraçu

Segundo o prefeito de Iguaraçu, Ângelo Celso Zampieri (PMDB), o temporal derrubou cerca de 15 postes, 10 árvores e mais de 10 casas ficaram destelhadas. “Ainda não concluímos o levantamento, mas há muita coisa para ser reconstruída”, disse.

Parte do teto da Casa da Cultura do município desabou. A cidade está sem energia. Conforme o prefeito, a previsão é de que o sistema de energia seja restabelecido hoje às 19 horas. Lavouras entre Iguaraçu e Munhoz de Mello foram prejudicadas com o granizo.

Ângulo

O CB de Maringá informou que há registro de estragos em Ângulo, mas o levantamento, que inclui Iguaraçu e Munhoz de Mello, deverá ficar pronto após às 13 horas de hoje. O expediente na Prefeitura de Ângulo tem início às 12 horas.

Maringá

De acordo com o secretário dos Serviços Públicos de Maringá, Vagner Mússio, em Maringá três casas ficaram alagadas. “São casos que já foram resolvidos, sem muita gravidade”, afirma.

Chuva

Ontem à noite, rajadas de vento chegaram a 69 quilômetros por hora, conforme a Estação Meteorológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O índice pluviométrico medido foi de 39,2 milímetros.

A previsão do tempo para a tarde desta quarta-feira é de chuva, conforme o Instituto Simepar. Para quinta-feira (13) é de parcialmente nublado, com pancadas de chuva no período da tarde. A temperatura deve ficar entre 19º C e 32º C.