Sidebar

03
Qua, Jun

Portal da Cidade
Tools

Apenas as ações remotas estão liberadas, segundo informa diretora do Núcleo de Educação a Distância

Coordenadores de curso e de polo, assim como os tutores presenciais e a distância atenderão os acadêmicos em sistema de trabalho remoto (Foto: UEM)

Nesta segunda-feira (06) terão início as aulas dos cursos da UEM (Universidade Estadual de Maringá) que integram o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e são ofertados na modalidade a distância.

Josimayre Novelli, diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UEM, explica que a decisão de manter a programação de aulas foi tomada a partir de várias considerações. Uma delas é que os cursos são custeados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e os prestadores de serviço são terceirizados, com contratos firmados com tempo pré-determinado, sem possibilidade de suspenção dos serviços. ”Além disso há um prazo de realização dos cursos de graduação na parceria firmada entre UEM e UAB”, diz a diretora.

Apenas as ações remotas estão liberadas, segundo informa Josimayre Novell. “As atividades que, normalmente, seriam presenciais como as avaliações, por exemplo, ocorrerão virtualmente enquanto estiver em vigência o decreto governamental que suspendeu as atividades e aulas presenciais em razão da pandemia provocada pelo coronavírus”, reforça .

Neste período, coordenadores de curso e de polo, assim como os tutores presenciais e a distância atenderão os acadêmicos em sistema de trabalho remoto, a partir de seus lares, via instrumentos como smartphones, tabletes, notebooks e computadores pela Plataforma Moodle.

O atendimento no Nead também se dará de forma remota pela direção, coordenação UAB, coordenadores de curso e de polo, tutores presenciais e a distância, equipe multidisciplinar e pedagógica, setor de mídias, setor de tecnologia da informação e comunicação, além dos secretários dos cursos e demais prestadores de serviços.

Josimayre Novelli destaca que o Nead interrompeu as atividades presenciais seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde e as decisões determinadas pelos decretos nº 4.230 e nº 4.258 DE 20202 do Governo do Paraná, pela Nota e Deliberação do Conselho Estadual de Educação do Paraná (nº 01/2020) e pela Portaria nº 122/2020 do Gabinete da Reitoria da UEM.

Contudo, as ações desempenhadas pelo Núcleo continuaram com algumas adaptações, segundo a professora. “Docentes têm gravado as videoaulas das disciplinas que ministrarão no primeiro semestre e elaborado guias didáticos, atividades on-line e avaliações. Tudo remotamente, a partir de suas casas”, diz.

“Do mesmo modo os coordenadores de curso e de polo, equipe pedagógica e multidisciplinar, prestadores de serviço, secretários dos cursos, tutores a distância e presenciais, bem como direção e coordenação UAB têm realizado as tarefas em sistema home office”, explica a diretora.

Os cursos 

Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública são os cursos ofertados, atualmente, pela UEM pelo sistema UAB.

Fonte: ASC/UEM

https://umuarama.portaldacidade.com/noticias/educacao/cursos-ead-da-uem-tem-inicio-de-aulas-a-partir-desta-segunda-feira-2607