Sidebar

14
Sáb, Dez

Na busca pela certificação, agricultores contaram com o apoio de profissionais da UEM; produção é vendida na Faisca, em Umuarama

A propriedade do casal de agricultores Devanir e Elza Favoreto já está há mais de quatro anos em sistema orgânico de produção. (Foto: Thiago Casoni)

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em parceria com a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Estadual de Maringá (UEM), campus Umuarama, por meio do “Programa Paraná mais Orgânico” da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná, certificou na última quinta-feira (14) a primeira propriedade de produção orgânica do município de Xambrê.

Quem quiser conhecer de perto a produção da família e ainda comprar verduras e legumes frescos e orgânicos, pode ligar no (44) 9 9713 8880

A propriedade do casal de agricultores Devanir e Elza Favoreto já está há mais de quatro anos em sistema orgânico de produção, sendo acompanhado por agrônomos e zootecnistas da UEM, o que levou pela qualidade do manejo adotado e pela consciência agroecológica dos agricultores, ao caminho natural da certificação, promovendo a valorização das hortaliças e verduras produzidas e comercializadas no local e na Feira Faisca, todos os sábados, a partir das 16h, em Umuarama.

Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Estadual de Maringá (UEM), campus Umuarama, ajudou na busca pela certificação

Mas quem quiser conhecer de perto a produção da família e ainda comprar verduras e legumes frescos e orgânicos, pode ligar no (44) 9 9713 8880.

Certificação promove a valorização das hortaliças e verduras produzidas e comercializadas pelos agricultores de Xambrê

A Emater de Xambrê, UEM e Tecpar desenvolveram o plano de trabalho integrado passando pelo estudo de caso da propriedade, pela adequação da documentação, auxiliando na pré-auditoria e, finalmente agendando a auditoria de verificação da conformidade orgânica realizada pelo Tecpar.

Na entrega do certificado de conformidade orgânica estavam presentes produtores rurais e representantes do município de Xambrê

O trabalho contou ainda com o apoio da Feira Agroecológica de Inclusão Social, Cultura e Artes (Faisca), da Secretaria Municipal de Agricultura de Xambrê e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Na entrega do certificado de conformidade orgânica estavam presentes produtores rurais, representantes do município de Xambrê, como o prefeito Waldemar dos Santos Ribeiro Filho, secretários, vereadores e técnicos.

(Fotos: Thiago Casoni)

https://umuarama.portaldacidade.com/noticias/agronegocio/emater-certifica-a-primeira-propriedade-de-producao-organica-de-xambre-1503

Ideia deve ser estendida a diversas instituições de ensino no próximo ano

Ideia deve ser estendida a outras instituições de ensino no próximo ano (Foto:Divulgação)

O Projeto Poesia na Escola, uma parceria entre o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Umuarama e a Secretaria Municipal de Educação, concluiu o projeto-piloto desenvolvido na Escola Municipal Tempo Integral com um evento na tarde da última quinta-feira, 14, no Centro da Juventude. Os resultados foram muitos satisfatórios e, de acordo com a secretária da Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, a ideia deve ser estendida a outras instituições no ano que vem. 

Os participantes, 20 alunos do 3º ao 5º ano, exercitam a leitura, compreensão e interpretação de poesias e desenvolvem a escrita poética, explorando o universo imaginário dos personagens.

“A primeira etapa consistiu em formar agentes literários para aplicar, de forma lúdica, o Dicionário de Poesia Infantil. Para isso foram selecionadas como ‘oficineiras’ alunas do curso de Pedagogia à Distância da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que atenderam semanalmente aos alunos, entre os meses de agosto a novembro”, explicou a secretária.

O projeto se desenvolveu por meio de oficinas de leitura e criação de poesia – com o Dicionário de Poesia Infantil –, oficinas de dança, música, artes plásticas e teatro, no intuito de reforçar os elementos e personagens contidos no material didático com várias atividades lúdicas.

A última ação é o Concurso Literário de Pequenos Leitores & Grandes Escritores, em que cada aluno seleciona uma poesia de sua autoria para ser publicada no blog do projeto, além de receber menção honrosa e o livro infantil “Super Homem Dragão”, do escritor mirim de Umuarama, Gabriel Martins Vignoto.

“Com o projeto, nossos alunos exercitaram a leitura, compreensão e interpretação por intermédio das poesias; promoveram a escrita com as atividades contidas no dicionário, para reconhecimento dos tipos de poesias; e desenvolveram oficinas que exploraram o universo imaginário dos personagens. Nossos alunos foram estimulados a exercitar a escrita poética”, explicou a coordenadora educacional Elisângela Reis, da Secretaria Municipal de Educação.

Acompanharam a apresentação a coordenadora do projeto pela secretaria, Patrícia Abucarma, a diretora da Escola Tempo Integral, Fabrícia Souza Melo Ricas, a coordenadora do Polo da UAB, Simone Martins, a secretária Mauriza Lima e a equipe da Secretaria Municipal de Educação.

https://umuarama.portaldacidade.com/noticias/cidade/poesia-na-escola-encerra-projeto-piloto-com-apresentacao-e-premiacao-de-alunos-3548

Com os dados, é possível identificar quais setores de atividade econômica são mais propensos a aumentar o Valor Bruto de Produção e geração de emprego

A elaboração do estudo foi viabilizada pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste (IDR-Oeste), a pedido do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet), com objetivo de servir de base para o planejamento estratégico do município.

A pesquisa analisou a estrutura produtiva do município de Toledo a partir de um sistema inter-regional denominado mundialmente como ‘Matriz Insumo-produto’, conceito instituído pelo americano Wassily Leontief, com o qual recebeu o Nobel de Economia. No Paraná, Toledo é o terceiro município a ter esse estudo.

Com base nos dados, é possível identificar quais setores de atividade econômica são mais propensos a aumentar o Valor Bruto de Produção (VBP), a geração de emprego e renda e o quanto desse resultado permanece no município ou transborda para outras regiões.

O projeto foi desenvolvido por cerca de oito meses, pelos professores de Economia Carlos Alberto Gonçalves Junior, da Unioeste, campus local, e Ricardo Luiz Lopes, da Universidade Estadual de Maringá.

Para o presidente da Acit, Marcos Destefeni, este projeto é uma ferramenta de análise de desenvolvimento econômico muito importante. “É um grande volume de informações e um dos primeiros passos para que o Comdet possa encaminhar um planejamento estratégico a médio prazo. O que queremos para Toledo daqui a 10, 20 ou 30 anos”, salienta.

Para o próximo ano, o Comdet irá criar uma nova Câmara Técnica, com a finalidade de detalhar o resultado desse estudo, de forma a auxiliar e até direcionar a gestão pública municipal quanto ao planejamento do desenvolvimento econômico do município. “O estudo também servirá para apontar potenciais investidores que queiram gerar novos negócios em nossa cidade”, aponta Anaide Holzbach de Araújo, que assumirá a presidência do Conselho a partir de dezembro, sucedendo a Cézar Antônio de Césaro, que conduziu as gestões de novembro de 2017 a novembro de 2019.

https://toledo.portaldacidade.com/noticias/economia/estudo-sobre-estrutura-produtiva-do-municipio-de-toledo-e-entregue-na-acit-5426

A UEM comunicou o recebimento de e-mail com ameaça de um atentado na próxima segunda-feira (21)

A polícia informou que o patrulhamento no campus da Universidade Estadual de Maringá será reforçada na próxima segunda-feira (21). (Foto: UEM)

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu uma ameaça de atentado por e-mail na última terça-feira (15). No texto, o indivíduo anexou a imagem de uma arma e afirmou estar preparado.

Universidade está em alerta

A UEM realizou um Boletim de Ocorrência para comunicar o recebimento do e-mail com ameaça de um atentado na próxima segunda-feira (21). Segundo a Polícia Civil, o e-mail foi enviado por um site que apenas envia textos e não precisa de cadastro de usuário.

Veja o teor da ameaça enviada para a UEM!

“UEM é o ca**, aqui é o crime! Próxima segunda vou fazer aquele estrago por aí, matar o maior número de bost* por aí. Se preparem, porque eu já estou preparado! KKKK”

Policiamento será reforçado no campus

A polícia informou que o patrulhamento no campus da Universidade Estadual de Maringá será reforçado na próxima segunda-feira (21) e que os agentes estão tentando localizar o IP que o e-mail foi enviado para identificar o suspeito.

A divisão de pós-graduação da universidade que recebeu a ameaça, por isso, juntamente com a polícia, responsáveis pelo setor estão levantando nome de alunos que tenham tido problema com a divisão.

https://umuarama.portaldacidade.com/noticias/educacao/universidade-estadual-de-maringa-recebe-ameaca-de-atentado-confira-3617

Segundo a direção de campus, o indivíduo se identificou como sendo da Universidade de São Paulo (USP), mas o comportamento dele assustou alunos.

O mesmo homem já teria visitado a Universidade Estadual de Maringá. (Foto: Divulgação) 

Acadêmicos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) ficaram assustados na noite desta quinta-feira (17), ao serem surpreendidos por um homem vestido de palhaço, que entrou em algumas salas.

Segundo a direção de campus da universidade, o indivíduo se identificou como sendo da Universidade de São Paulo (USP), mas a linguagem que utilizava e o comportamento assustou alunos e professores. O homem chegou a entrar nas salas e não pediu autorização, nem comunicou a instituição que estaria visitando o local.

“Ele conseguiu entrar em duas salas de aula, mas já na segunda, a professora que lá estava acionou a Divisão de Ensino e o fez sair do campus. A equipe de monitoramento o acompanhou até a saída sem qualquer consequência mais grave”, explicou o diretor de campus, Edmar Bonfim.

Ainda segundo a direção, na hora do fato, a Polícia não foi acionada, mas o caso será comunicado na manhã desta sexta-feira (18).

"Não somos contra o cidadão expressar sua arte, mas é preciso respeito às regras. Além disso, com o seu comportamento ele estava assustando alunos e professores", explicou o diretor de campus.

Outro caso

O mesmo homem já teria visitado a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Alguns vídeos divulgados em redes sociais mostram ele proferindo discurso para uma turma de estudantes.

Veja aqui quem é o homem.

https://paranavai.portaldacidade.com/noticias/cidade/homem-fantasiado-de-palhaco-entra-em-salas-de-aula-e-assusta-alunos-da-unespar-0715

Mais Artigos...

Página 1 de 4