Sidebar

17
Qui, Jan

O concurso chega ao último dia de provas com a participação de mais de 10 mil candidatos

Foto: Divulgação/UEM

O Vestibular de Verão 2018 da UEM (Universidade Estadual de Maringá) chega ao terceiro e último dia de provas com a participação de 10.684 candidatos. O gabarito provisório das provas objetivas será divulgado na quinta-feira, dia 13, a partir das 15 horas, no site do concurso

A Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) registrou 16,35% de ausentes, o que corresponde a 2.088 candidatos. A presidente da CVU, Maria Raquel Marçal Natali, ressalta que o número de ausentes é o menor dos últimos cinco anos.

Concorrendo a 1.518 vagas, inscreveram-se nesta edição do concurso 12.772 candidatos. Além de Maringá, receberam os vestibulandos os municípios de Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.

O resultado final do concurso será divulgado no dia 30 de janeiro pela internet, a partir das 10 horas. Os aprovados em primeira chamada deverão efetivar a matrícula nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2019.

Para outras informações acesse o Manual do Candidato ou entre em contato com a CVU pelo fone (44) 3011-4450.

Gabarito

O pedido de reconsideração do gabarito provisório pode ser interposto pelo candidato ou por quem legalmente o represente e deve ser feito mediante preenchimento de formulário disponível no endereço eletrônico www.vestibular.uem.br e protocolizado no Protocolo Geral da UEM, Bloco A-01 até às 15 horas do dia 14 de dezembro, ou seja, 24 horas após a divulgação do referido gabarito. O Protocolo atenderá neste dia das 7h40 às 11h e, no período da tarde, a partir das 13h30.

Redação

A divulgação da imagem digitalizada e da nota da redação será feita no dia 22 de janeiro. Interessados em pedir o reexame da prova devem encaminhar requerimento à CVU, por meio do Menu do Candidato, ou protocolar o documento no Protocolo Geral, no prazo de até 72 horas, a partir da divulgação da imagem e da nota. O formulário está disponível no Menu do Candidato, no endereço eletrônico www.vestibular.uem.br.

Segunda chamada

A segunda chamada será feita no dia 11 de fevereiro. As informações referentes à matrícula e às chamadas subsequentes serão de responsabilidade da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), setor ligado à Pró-Reitoria de Ensino (PEN).

Instalada no bloco 109, perto da Reitoria da UEM, no câmpus sede, a DAA atenderá presencialmente das 8 horas às 11h20 e das 13h30 às 17h10. Também prestará atendimento pelos telefones (44) 3011-4574, 3011-4472, 3011-5909 e 3011-4241, das 14 às 17 horas.

https://www.casadenoticias.com.br/noticias/29765-uem-gabarito-provisorio-do-vestibular-de-verao-2018-sera-divulgado-na-quinta-feira

A Universidade está entre as melhores na área de Engenharia e Tecnologia

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) ocupa, mais uma vez, classificação de destaque no ranking da revista inglesa Times Higher Education - World University Ranking (THE-WUR). O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (29) e classifica universidades nas áreas de Engenharia e Tecnologia.

No 2019 THE Engineering & Technology Subject Ranking, foram citadas 28 universidades brasileiras. Entre as estaduais públicas, a UEM ocupa a quinta colocação, atrás da Universidade Estadual de Campinas, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

O World University Rankings by subject, apresenta classificação por área do conhecimento.

Dentre as 11 áreas, a UEM está classificada em cinco: Clinical, Pre-clinical & Health; Life Sciences; Physical Sciences; Psychology; e Engineering & Technology. As divulgações foram realizadas ao longo do ano.

A Universidade ficou entre as 800 melhores dentre as que foram analisadas. Os dados referentes a Engineering & Technology reúnem informações de todos os cursos de graduação e pósgraduação da UEM nessa área. “A divulgação dos rankings nos faz analisar os dados institucionais e verificar os nossos pontos fortes, bem como pontos que precisam de planejamento e proposições de ações de melhoria. Eu ressalto, como ponto forte, a transferência de conhecimento, medida por meio de convênios com instituições estaduais, federais e privadas e, como pontos que precisamos melhorar, a qualidade e divulgação da pesquisa realizada na instituição por meio do indicador de citações”, ressalta Márcia Samed, coordenadora de Planos e Informações da UEM, setor ligado à Assessoria de Planejamento.

As áreas são formadas por indicadores de desempenho agrupados em cinco itens: ensino (o ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, captação de recursos em agências de fomento e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa) e convênios com outras instituições (transferência de conhecimento).

Em setembro de 2018, a revista publicou o World University Ranking 2019, projeto que abrange todas as áreas juntas, momento em que a UEM foi a sétima melhor universidade estadual pública do Brasil.

Fonte: UEM/Assessoria

https://www.casadenoticias.com.br/noticias/29713-uem-se-destaca-mais-uma-vez-em-ranking-mundial

Evento, na UEM, trará detalhes sobre edital do Programa Sinapse da Inovação, aberto à comunidade universitária da UEM

UEM/Arquivo

A Universidade Estadual  de Maringá (UEM) vai sediar, na próxima quarta-feira (28), às 18h15, no auditório Adelbar Sampaio, bloco F-67, o Workshop Sinapse da Inovação, aberto a professores e agentes universitários e aos alunos de graduação e de pós-graduação.

Neste evento, será apresentado o programa Sinapse da Inovação, o histórico e o plano operacional no Paraná, além da apresentação e discussão sobre a Análise do Ecossistema de Inovações do Estado, estudo realizado pela Fundação Certi (Centro de Referências em Tecnologias Inovadoras) para identificar as vocações, tendências, potenciais e oportunidades da região e, por fim, a formação de uma rede de parceiros do programa para o lançamento oficial do edital de chamada pública, ainda sem data definida.

A organização do workshop é do diretor de Extensão da UEM, Breno Ferraz de Oliveira, e da professora Itana Gimenes, do Departamento de Informática (DIN). A apresentação do edital da Sinapse será feita pelo representante do Centro de Inovação Tecnológica de Maringá (CIM), Marcelo Braga.

O Sinapse é promovido pelo Governo do Estado do Paraná,por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado (Seti) e Fundação Araucária, com o apoio do Sebrae e do Sistema Fiep, e a execução da Fundação Certi.

Com sede em Florianópolis, a Fundação Certi é uma organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor. É uma instituição independente e sem fins lucrativos.

O Programa

O Sinapse da Inovação é um programa de incentivos ao empreendedorismo inovador que oferece recursos financeiros, capacitação e orientação técnica para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso.

O objetivo é transformar e aplicar as boas ideias geradas por estudantes, pesquisadores, professores e profissionais dos diferentes setores do conhecimento e econômicos em negócios de sucesso.

Cada operação do Programa Sinapse da Inovação é composta por cinco etapas principais. Quando o Sinapse da Inovação é aplicado pela primeira vez em um Estado, é feita a análise do Ecossistema de Inovação da região para a identificação das vocações, potenciais, tendências e oportunidades da região, bem como de seus principais atores de CT&I. Esta etapa prévia garante que o edital do programa seja construído de forma personalizada para cada região.

Na sequência, é feita a articulação e preparação do programa, com a implementação dos comitês de governança; apresentação da oportunidade e articulação com incubadoras e pré-incubadoras parceiras; preparação do portal, ferramentas e materiais de marketing.

A etapa de lançamento e divulgação tem início com a publicação do edital. Além do evento de lançamento, são realizados diversos eventos de divulgação em universidades, escolas técnicas, incubadoras e associações para incentivar a submissão de ideias junto ao público-alvo, como é o caso do workshop na UEM.

A partir da etapa de capacitação, proposição e seleção das propostas, os empreendedores inscritos recebem capacitações para o aprimoramento de suas ideias, que são avaliadas por um time de especialistas de todo o estado.

100 startups

As mais preparadas são selecionadas para as fases seguintes, chegando-se a seleção de cerca de 100 projetos que serão contemplados com a subvenção econômica (quantidade varia de acordo com cada edital), recebendo até R$ 40 mil em subvenção econômica da Fundação Araucária, até R$ 30 mil em Serviços Técnicos do Sebraetec, suporte e capacitação para desenvolver seus produtos e modelos de negócio.

Os projetos aprovados recebem orientações para a abertura da empresa, suporte durante seis meses para o aperfeiçoamento do produto, capacitações, e suporte para o contato com primeiro cliente e com investidores na etapa de operacionalização do empreendimento e pré-incubação.

Por fim, ocorre a auditoria e avaliação das empresas com o objetivo de verificar a evolução alcançada por cada uma delas.

As informações sobre o Programa podem ser acompanhas pelo Facebook

Fonte: Assessoria/UEM

https://www.casadenoticias.com.br/noticias/29697-workshop-vai-apresentar-programa-de-incentivo-a-startups

O processo de seleção destina-se ao preenchimento de 18 vagas para o ano letivo de 2019

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com o processo de seleção aberto para alunos regulares. São 18 vagas para o curso de mestrado do ano letivo de 2019. O período de inscrições segue até o dia 23 de novembro.

As inscrições para o processo de seleção deverão ser efetuadas pessoalmente pelo interessado ou por procuração devidamente constituída, nos dias úteis, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, que fica no Bloco C67, sala 002, térreo, em Maringá.

A Prova escrita está prevista para o dia 4 de dezembro, às 8h30. O local para a realização da prova escrita será divulgado no site (http://www.pcv.uem.br/processo-seletivo), no dia 29 de novembro.

Para mais informações acesse www.pcv.uem.br (http://www.pcv.uem.br/) ou envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (mailto:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). O telefone para contato é 3011-3864.

Fonte: Assessoria de Imprensa UEM

https://www.casadenoticias.com.br/noticias/29660-inscricoes-abertas-para-mestrado-em-engenharia-civil-na-uem

Prazo de inscrição tem início no próximo dia 3 de dezembro e bolsa terá duração de 12 meses

Foto: UEM

De 3 de dezembro a 31 de janeiro de 2019 estarão abertas as inscrições visando a selecionar bolsista de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGF), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A seleção ocorrerá por meio do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD/Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

A bolsa terá duração de 12 meses, com início previsto para março de 2019. A prorrogação do benefício estará condicionada à disponibilidade de recursos e à participação em novo processo seletivo ao fim do período inicial concedido.

A inscrição pode ser feita por endereço eletrônico desde que a documentação completa, digitalizada e em formato [PDF], seja enviada para o e-mail "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." até às 17 horas do dia 31 de Janeiro de 2019.

Também pode ser pessoalmente, de segunda à sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGF) da UEM, situada na avenida Colombo, 5.790, Bloco H-35, sala 003, câmpus sede da UEM.

O processo seletivo consistirá na avaliação do Plano de Trabalho e currículo do candidato, por meio de uma comissão composta por professores permanentes do PGF. O resultado final será divulgado no dia 15 de fevereiro de 2019.

O candidato ou candidata selecionado deverá manifestar seu interesse e apresentar a documentação completa à secretaria do PGF até o dia 8 de Março de 2019. A relação dos documentos exigidos estão no edital 019/2018 - PGF. Outras informações pelo site, telefone (44) 3011-8983 ou e-mail "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.".

https://www.casadenoticias.com.br/noticias/29596-pos-graduacao-em-filosofia-abre-inscricao-para-selecionar-bolsista-de-pos-doutorado

Mais Artigos...

Página 1 de 2