Há um ano, Universidade Estadual de Maringá aprovava cotas raciais

A luta do movimento negro teve um marco histórico em Maringá em 20 de novembro. Nessa data, em 2019, a Universidade Estadual de Maringá aprovou o sistema de cotas raciais. A reportagem esteve presente, e lembra como foi. 20 de novembro é o dia da consciência negra.

Em resumo, o embate foi longo – durou aproximadamente um ano, de forma oficial, claro. A partir de 2018, o coletivo negro Yalodê-Badá e o Neiab, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, da UEM protocolaram, junto à reitoria, o pedido de implementação de cotas raciais. Desde então, discussões em comissões, apresentações públicas e o debate na imprensa foram feitos. Em público, tudo seguia protocolo.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO