AULAS REMOTAS DA UEM COMEÇAM EM 17 DE AGOSTO

Os alunos terão flexibilidade para matricular-se nas disciplinas ofertadas

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão decidiu nesta quinta-feira,23, os termos para o início do ano letivo na Universidade Estadual de Maringá  para os cursos de graduação presenciais. De acordo com a decisão, as aulas vão começar no dia 17 de agosto de forma remota, em caráter emergencial. No dia anterior o Conselho já havia deliberado a favor de uma proposta previamente discutida na Câmara de Graduação do CEP. Na nova rodada de discussão ampliou-se o debate sobre o conteúdo geral da proposta. Uma das alterações foi justamente quanto ao início do ano letivo, que estava previsto inicialmente para 3 de agosto.

Foto/Imagem Ilustrativa

Segundo a decisão do CEP, os cursos de graduação presenciais terão autonomia para definir quais disciplinas e conteúdos serão ofertados no ensino remoto. Havendo impedimento pedagógico para não oferta de determinada disciplina, o fato deverá ser justificado pela coordenação do curso.

Os alunos terão flexibilidade para matricular-se nas disciplinas ofertadas, ainda que sejam de séries ou semestre diferentes da que iria cursar normalmente.

Suporte tecnológico para aulas remotas

A resolução também prevê que a UEM garanta suporte à viabilidade de acesso às tecnologias digitais da informação e comunicação aos discentes em vulnerabilidade econômica que solicitarem e comprovarem estarem impedidos de acompanhamento remoto das disciplinas por falta de equipamentos ou de dados em banda larga.

Como subsídio às atividades pedagógicas, a UEM também deverá disponibilizar livros por meio das plataformas digitais fornecidas pela Biblioteca Central.

Além disso, o Conselho acordou que o acadêmico poderá optar pelo trancamento da matrícula, sem prejuízo no prazo máximo de integralização do curso. Por exemplo, se o aluno tem até nove anos para concluir a graduação, caso o decida trancar o curso nesse momento, permanecerá com os mesmos nove anos, já que 2020 não entrará na soma do tempo de graduação.O acadêmico poderá ainda fazer pedido de cancelamento de matrícula em disciplinas ofertadas de modo remoto.

Durante a vigência do ensino remoto emergencial, as aulas deverão estar vinculadas ao uso de plataformas institucionais (uso do Moodle ou G Suite), em momentos síncronos fixos (com uso Google Meet, Zoom ou outro) com os estudantes matriculados e definidos nos seus horários, respeitando o turno do curso.

A critério do docente responsável, parte do conteúdo programático da disciplina poderá ser ministrado de forma assíncrona, disponibilizado nas plataformas institucionais (Moodle, G Suite), limitando-se a 40% da sua carga horária.

No período de duração do ensino remoto emergencial, o Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais, o Propae, manterá o atendimento para o desenvolvimento das atividades acadêmicas dos estudantes nesta condição. Mediante solicitação prévia poderão ser disponibilizados intérprete de libras, ledor, monitor especial, entre outros recursos para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

EAD e Pós-Graduação

Ficou decidido que os conselhos acadêmicos dessas modalidades devem fazer ajustes no que se refere às atividades presenciais, como provas e estágios, atendendo assim o estabelecido na deliberação do Conselho Estadual de Educação.

As decisões não se aplicam às atividades de Pós-Graduação Stricto Sensu ou Lato Sensu, inclusive Programas de Residência e outras atividades que possam ser realizadas a distância.

Calendário Acadêmico

Pelo calendário acadêmico aprovado, as provas do concurso vestibular para ingresso em 2021 serão realizadas nos dias 7 e 8 de fevereiro e do Processo de Avaliação Seriada no dia 28 de fevereiro.

A resolução com estas e outras decisões devem ser publicada nos próximos dias.

Manifestações

Ao final da reunião, algumas manifestações foram feitas em defesa de um conselheiro, representante dos acadêmicos, que na reunião de quarta-feira, 22, foi vítima de um comentário ofensivo por parte de uma docente integrante do CEP.

O reitor da UEM, Julio César Damasceno, além de abrir espaço para as manifestações entre os conselheiros e reiterar a posição da Reitoria contra atos homofóbicos, disse que a gestão está se mobilizando para tomar providências dentro dos parâmetros do regimento da UEM e afirmou que atos como esse precisam ser responsabilizados.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO