Looks da 5ª edição do PBC. Fonte: Divulgação/paranabusinesscollection.com.br
Seguindo as tendências do calendário de moda brasileiro, o Paraná Business Collection passa a ter duas edições por ano a partir de 2012. Em junho, serão apresentadas as coleções de verão e, em novembro, as peças de inverno sobem na passarela.
O evento, que já teve cinco edições, consolidou o estado como produtor de moda e um dos principais polos da indústria do vestuário do país, como informou o presidente da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Edson Campagnolo. “A expansão do evento, com a realização de duas edições ao ano, alinhadas ao calendário nacional da moda, ampliará ainda mais as possibilidade para que os empresários paranaenses apresentem a qualidade de sua produção aos compradores de todo o Brasil”.
A edição de verão está programada para os dias 26 a 30 de junho. Já a 7º edição, com as coleções de inverno, acontecerá no período de 6 a 10 de novembro. Nessa ocasião, o PBC vai incluir a realização de um Showroom Negócios. Todas as alterações buscam consolidar ainda mais a semana de moda paranaense nos cenários nacional e internacional.
“Acreditamos que esta mudança no formato do Showroom, aliada à realização de duas edições, incentivará a vinda de compradores de todo o Brasil”, ressaltou o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Costa. Segundo ele, a prioridade é divulgar a moda produzida no estado, seus estilistas e empresários. “O Paraná Business Collection foi idealizado para mostrar a criatividade e a qualidade da nossa produção têxtil, aproximando a moda paranaense dos canais de comercialização em todo o Brasil e abrindo novas perspectivas de negócios”, complementa.
Preparação para desfile da última edição. Fonte: Divulgação/paranabusinesscollection.com.br
Antes das mudanças no calendário do PBC, foi realizado um estudo envolvendo lojistas e compradores, em que foi identificada a necessidade de duas edições e da antecipação dos desfiles de inverno para novembro. Em seguida, uma reunião entre o Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e empresários do setor definiu o planejamento estratégico do novo formato da semana de moda paranaense.
Para o coordenador do Conselho, Marcelo Surek, isso comprova o constante crescimento do PBC, desde a sua criação. “O evento se fortalece ainda mais e se consolida como uma excelente oportunidade para novos contatos, conhecimento e prospecção de clientes”, afirma.
O produtor Paulo Martins, um dos coordenadores do PBC, vai além e explica que o evento favorece a promoção de novos estilistas com uma dupla visibilidade “Por meio da amostra Ideia Moda, designers criativos, que estão dando os primeiros passos no mercado, lançam coleções contando com uma estrutura que somente um evento com a qualidade e o profissionalismo do Paraná Business Collection pode oferecer. Uma oportunidade, sem dúvida, para fomentar o empreendedorismo nesses novos estilistas, ao mesmo tempo em que se proporciona uma troca de experiência entre eles e os mais diversos setores da indústria da confecção”.
Nesse contexto, a jornalista Nereide Michel, que também coordena o PBC, considera que o evento acompanha a evolução da moda paranaense e vem atingindo as metas traçadas em seu lançamento.
O local dos desfiles continuará o mesmo das edições anteriores, no Centro de Convenções da FIEP. Vale ressaltar que o Paraná Business Collection é realizado pela FIEP e pelo Sebrae/PR.
IX Prêmio João Turin
Apresentação de edições anteriores do prêmio.
Fonte: Divulgação/paranabusinesscollection.com.br
É importante destacar que o PBC não abre espaço apenas para os nomes consagrados da moda paranaense. O Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers, que faz parte da programação paralela do evento, dá oportunidade também para estudantes do setor, que são previamente selecionados e apresentam suas criações em um desfile temático no último dia de apresentações. Nessa data, é conhecido o grande vencedor.
Idealizado e coordenado por Nereide Michel e Paulo Martins, o prêmio tem como objetivo estimular a pesquisa em temas da cultura estadual, além de incentivar e detectar novos talentos para o mercado da moda. A inspiração dos temas vem dos principais nomes do Paranismo, movimento que buscava criar uma identidade regional às manifestações culturais produzidas no Paraná.
Em 2012, o tema é “Pincéis e Carretéis”, sendo que os participantes tinham que se basear e pintores paranaenses e suas obras. Artistas que não nasceram no estado, mas que imprimiram a cultura local em seus quadro também poderiam servir como ponto de pesquisa.
Os 12 finalistas da 9ª edição do prêmio foram:
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Bianca Scardazzi Pozzi (curso Design de Moda, Universidade Estadual de Londrina);
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Bruna Galliano (curso Design de Moda, Universidade Positivo);
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Danielle C. Lorurro de Macedo (curso Técnico em Design de Moda, TECPUC);
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Flaviane Aparecida da Silva Martins dos Santos (curso Design de Moda, Universidade Tuiuti do Paraná);
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Francielle de Camargo Bolsok (curso Design de Moda, Universidade Estadual de Londrina)
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Kassia Kristine Kamiji (curso Design de Moda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Apucarana);
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Luan Gustavo Rodrigues (curso de Moda e Gestão, Senai/PR);
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Matheus Bouard Galvão (curso Técnico em Estilismo de Confecção Industrial, Senai/PR);
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Ricardo Luiz Freire de Menezes Jr (curso Técnico em Estilismo de Confecção Industrial, Senai/PR);
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Rodolfo Schmidt Azevedo (curso Técnico em Design de Moda, TECPUC);
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Taisa Delazzeri Burtet (curso Design de Moda, Centro Europeu);
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Vinicius Silvestre Custódio (curso Design de Moda, Universidade Estadual de Maringá, Campus Cianorte).
Looks da última edição do evento. Fonte: Divulgação/paranabusinesscollection.com.br
Para reservar a agenda, confira o line up da sexta edição do evento abaixo e continue acompanhando as novidades do evento. O TodaEla vai cobrir todos os desfiles, apresentando o que rolou na passarela durante o Parana Business Collection.
26.06 – Terça-feira
20h: Jefferson Kulig
21h: Lafort
27.06 – Quarta-feira
19h: Fábio Bartz
20h: All Purpose
21h: Recco
28.06 – Quinta-feira
19h: Lady Louca
20h: Cynthia Fontanella
21h: Docthos
29.06 – Sexta-feira
19h: Francesca Córdova
20h: Camoa Brasil
21h: Sinistra
30.06 – Sábado
19h: Ideia Moda
20h: Ideia Moda
21h: Prêmio João Turin
http://todaela.uol.com.br/desfiles/parana-business-collection-tera-duas-edicoes-a-partir-de-2012