Biotecnologia Microgeo®️ é tema de trabalhos publicados em revistas científicas internacionais

seg-18
    18-11-2021
    Dois experimentos feitos com adubo biológico produzido com Microgeo®️ na cultura de milho foram temas de publicações das revistas internacionais: Revista Mexicana de Ciências Agrícolas e Journal of Plant Nutrition. Os estudos foram desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Virginia Polytechnic Institute & State University, nos Estados Unidos.

“Revistas científicas especializadas realizam uma revisão criteriosa do artigo podendo este ser aprovado para publicação ou reprovado. São periódicos de muito prestígio devido ao rigor e seleção de temas inovadores que estes trazem. É muito gratificante que experimentos conduzidos com a Biotecnologia Microgeo®, em diferentes temas, tenham sido publicados em periódicos de tamanha credibilidade”, disse Eng. Agr. MSc. Maria Stefânia D’Andrea-Kühl, da Microgeo.

O adubo biológico produzido com Microgeo® constituído por, em média, 300 grupos de microrganismos, apresenta resultados positivos em três pilares dos cultivos: eficiência nutricional, bioestruturação física do solo e saúde ecológica do solo e da planta. Os trabalhos publicados exploraram dois desses pilares.

O experimento divulgado pela Revista Mexicana de Ciências Agrícolas, desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade de Maringá, concluiu que, através de aplicações foliares, o adubo biológico promoveu mais saúde ao sistema produtivo e também influenciou na ativação dos mecanismos de defesa e na indução de resistência da planta de milho.

“Foram feitos tratamentos com diferentes doses em 8 repetições e as avaliações começaram a partir de 24 horas da aplicação. A intenção era mensurar por quanto tempo ficou ativado o mecanismo de defesa da planta e os resultados positivos da Biotecnologia Microgeo® se deram logo na primeira medição”, contou Maria Stefânia.

Já o foco do trabalho dos pesquisadores da Universidade da Virgínia, nos EUA, foi a busca pela maior eficiência nutricional do agrossistema. O objetivo foi avaliar o efeito integrado e individual de ácido húmico, chás de composto, Biotecnologia Microgeo® e inoculante juntamente com fertilizante inorgânico no crescimento, vigor e produtividade do milho em comparação com um controle recebendo apenas fertilizantes inorgânico (padrão convencional).

Os resultados demonstraram que a Biotecnologia Microgeo® apresentou resultados em produtividade superiores ao ácido húmico, compost tea e inoculante avaliados. Além disso, obteve sinergismo com ácido húmico na produtividade do milho sendo o único tratamento com diferença estatística.

A Microgeo é uma empresa que incentiva consultores e pesquisadores a desenvolverem experimentos em diferentes culturas e regiões do país, com o objetivo de explorar como o uso da adubação biológica contribui para o restabelecimento do microbioma ao agrossistema, gerando benefícios para o solo, para as plantas e potencializando outros manejos utilizados na propriedade.

“Estamos acompanhando outras pesquisas em (continua...)

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO