uem-na-midia
    07-12-2021
    Para o ano letivo de 2022, interessados em entrar nas graduações da Universidade Estadual de Maringá (UEM) terão mais uma oportunidade: o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, que seleciona estudantes pelo desempenho na mais recente edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

    UEM – SiSU 2022
    Por meio desse processo seletivo, que não tem taxa de inscrição, serão ofertadas 622 vagas em 78 cursos da UEM.

    O termo de adesão da UEM ao SiSU foi assinado ontem (6). Neste link é possível ver o quadro de vagas a serem ofertadas, sendo que para cada curso há exigência de notas mínimas no Enem. “O SiSU se somará aos processos de seleção existentes na UEM, de modo a ampliar a oportunidade de alunos ingressarem em uma universidade pública. Além disso, contribuirá para a ampliação do reconhecimento e fortalecimento da UEM no cenário nacional”, declara Elyson Andrew Pozo Liberati, responsável institucional pelo processo.

    Segundo Liberati, para cada curso será disponibilizado pelo menos 10% de vagas totais ao SiSU, as quais serão descontadas do sistema universal. Ou seja, as vagas das ações afirmativas permanecerão com os percentuais atuais. Por exemplo: a graduação em Agronomia do câmpus de Maringá disponibiliza cem vagas, que a partir do ano que vem serão distribuídas da seguinte maneira: 70 para o vestibular (estas 70 dividem-se em: 34 universais, 20 para cotistas sociais e 16 para cotistas negros); 20 para o PAS; e 10 para o SiSU.

    Todas as informações sobre o SiSU na UEM estão disponíveis nesta página. Conforme noticiado anteriormente, no primeiro semestre de 2021 a adesão da UEM ao SiSU foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da universidade. De acordo com previsão do governo federal, o edital da próxima edição do SiSU deve ser publicado ainda neste ano e as inscrições deverão ser abertas na segunda quinzena de fevereiro.

    Formas de ingresso nas graduações da UEM
    Além do SiSU, a UEM tem as seguintes oportunidades:

    – Vestibular: há três chamadas ordinárias, sendo:

    a) 60% das vagas destinadas à ampla concorrência;
    b) 20% das vagas destinadas às cotas sociais;
    c) 20% das vagas destinadas às cotas para negros (¾ se dirigem para negros de baixa renda e ¼ ficam reservadas para negros sem esse recorte social).

    – Processo de Avaliação Seriada (PAS): três etapas – uma em cada ano do ensino médio, totalizando três anos de provas; a terceira etapa é voltada a estudantes do terceiro ano do ensino médio que tenham prestado as etapas um e dois.

    – Vagas remanescentes: há três chamadas, sendo:

    a) 1ª – candidatos que participaram do Vestibular e/ou do PAS;
    b) 2ª – candidatos que prestaram o Enem;
    c) 3ª – exclusiva para refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade;

    Observação: eventuais sobras de vagas do SiSU virão para as remanescentes.

    – Vestibular EAD (educação a distância).

    – Ingresso especial por:

    a) transferência interna;
    b) transferência externa;
    c) portador de diploma de (continua...)

    uem-na-midia
    06-11-2021
    Termina na segunda-feira (8) o prazo de inscrição (já prorrogado) para o Processo de Seriada (PAS) e o Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Maringá (UEM). As datas limites já haviam sido prorrogadas em razão das constantes quedas de energia e Internet em Maringá e região, decorrentes de instabilidades climáticas em meados de outubro.

    De acordo com o Edital 034/21 da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) da UEM, o prolongamento do prazo para 8 de novembro visa beneficiar quem teve dificuldades para acessar o sistema de inscrições. Até a mesma data segue o período de solicitação de atendimento especial para pessoas com deficiência física e necessidades especiais.

    O edital da CVU estipula para 12 de novembro a publicação dos editais de homologação das inscrições. Estão mantidas as datas de aplicação das provas, anteriormente divulgadas: Vestibular 2021 da UEM em 20 de fevereiro de 2022 e PAS 2021 da UEM em 27 de março de 2022.

    Pagamentos
    O prazo de pagamento da taxa de inscrição para o PAS 2021 e o Vestibular 2021 agora é até 10 de novembro. Os candidatos já inscritos e que ainda não haviam efetuado o pagamento, podem emitir boleto com a nova data de vencimento: basta acessar o Menu do Candidato.

    Vestibular 2021 da UEM
    Inscrições abertas até 8 de novembro. Clique aqui para se inscrever.

    Taxa de inscrição: R$ 167.

    Vagas: 2.367 vagas, das quais 1.032 universais e 1.335 para cotistas (sociais e negros).

    Data de aplicação da prova: 20 de fevereiro de 2022.

    Cidades de aplicação: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama – todas no Paraná.

    PAS 2021 da UEM
    Inscrições abertas até 8 de novembro para etapas 1, 2 e 3. Clique aqui para se inscrever.

    Taxa de inscrição: R$ 84.

    Vagas: 747 vagas, todas direcionadas aos candidatos aprovados na etapa 3.

    Data de aplicação: 27 de março de 2022.

    Cidades de aplicação: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama – todas no Paraná.

    Veja aqui outros vestibulares de SP com inscrições abertas!

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2024 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.