brasileiros-criam-teste-que-pode-detectar-copvid-em-3-segundos
    26-06-2021
    Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a empresa Gluco Scan, desenvolveram um software para detectar a presença do coronavírus em humanos. O sistema, que é instalado em um aparelho portátil, consegue detectar a doença em até 3 segundos. Segundo informações da universidade, o nível de confiança do método é de 90%. O método aguarda aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para poder ser usado pelo país.
    Em um estudo feito entre os dias 12 e 29 de maio com 970 pessoas, a tecnologia se mostrou promissora. Os pesquisadores alcançaram, no SpectroCheck, 83,87% de sensibilidade (capacidade de acertar o resultado positivo) e 91,07% de especificidade (capacidade de acertar o resultado negativo).

    O teste é feito a partir do escaneamento molecular da saliva da língua, usando um espectrofotômetro. O procedimento não é invasivo e pode ser feito apontando o aparelho a uma distância de 1cm a 10cm. “Como a Covid-19, principalmente no início, atinge o trato respiratório superior, o vírus é detectado na boca e, consequentemente, na saliva humana”, diz Dennis Armando Bertolini, coordenador do projeto e professor do do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina (DAB) da UEM...

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2024 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.