Estado abre inscrições para residência técnica em gestão de ambientes de Inovação

    1
    30-11-2021
    Estão abertas até 2 de janeiro de 2022 as inscrições para o novo programa de Residência Técnica em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação do Governo do Estado. Somando 20 vagas para a Capital e cidades do interior, a iniciativa contempla um Curso de Especialização na modalidade de educação a distância (EAD), pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

    Podem concorrer profissionais graduados em oito áreas distintas: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Economia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Produção. A conclusão do curso de graduação deve ter ocorrido no máximo há três anos, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

    Os candidatos aprovados vão desenvolver atividades práticas em instituições vinculadas ao Poder Executivo estadual, pelo período de dois anos, compreendendo os meses de fevereiro de 2022 e janeiro de 2024. Além da gratuidade no curso de especialização, os residentes técnicos recebem bolsas-auxílio, no valor de R$ 1.900 mensais, mais auxílio-transporte.

    Esse novo programa é resultado de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Fazenda(Sefa) e a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O objetivo é formar gestores para atuar no ecossistema de inovação paranaense, no âmbito do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec).

    Para a coordenadora administrativa do programa na Unicentro, professora Sandra Mara de Andrade, essa residência técnica vai fortalecer a interação entre universidades, empresas inovadoras, governo e demais atores do ecossistema.

    “Os profissionais serão capacitados para usar ferramentas e metodologias estratégicas, gerando impacto positivo na competitividade dos negócios desenvolvidos no ecossistema de inovação e na qualidade de vida da população”, destaca.

    O coordenador do Separtec, José Maurino de Oliveira, sinaliza o desafio para que os parques tecnológicos alcancem grau elevado de maturidade com gestão por competências. “Um diagnóstico identificou a necessidade de profissionais qualificados na gestão dos parques tecnológicos. Por isso, a relevância dessa qualificação para quem promove as conexões entre startups, mercado e universidades”, salienta.

    Atualmente, o Paraná dispõe de 18 parques tecnológicos credenciados, oito deles em pleno funcionamento, cinco em processo de implantação e cinco em fase de planejamento.

    VAGAS – Em Curitiba, seis residentes técnicos serão lotados na Sefa e na Seti. Os outros 14 aprovados vão atuar nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das sete instituições estaduais de ensino superior, em 13 cidades de diferentes regiões do Estado. Cada candidato deve escolher o município de interesse no momento da inscrição, de acordo com a área de atuação correspondente à formação [continua...]

    Paraná abre inscrições para residência técnica em gestão de ambientes promotores de Inovação - Curitiba, 30/11/2021

    Login Form

    DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO

    © 2024 ASC • Assessoria de Comunicação Social • Universidade Estadual de Maringá

    Please publish modules in offcanvas position.