Imprimir

UEM retomará aulas presenciais a partir de 17 de janeiro

asc-uem
18-11-2021
A retomada das aulas presenciais foi aprovada na tarde de quarta-feira (17) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para o segundo semestre do ano letivo de 2021 para as graduações em janeiro do ano que vem, seguindo rigorosos protocolos de biossegurança.

Com cerca de 121 votos favoráveis, dois contrários e três abstenções o tema foi aprovado no Parecer 027/2021 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional (CGE), do relator Ednei Aparecido Santulo Junior.

De acordo com o documento, o retorno gradual das aulas presenciais referentes ao segundo semestre letivo de 2021 terá início no dia 10 de janeiro de 2022, de forma remota para todos os alunos, possibilitando a organização do câmpus para receber os alunos e professores após o recesso de fim de ano e o retorno presencial acontecerá no dia 17 de janeiro para as turmas a partir do 2º ano e 31 de janeiro para os alunos que estão iniciando a graduação, ou seja, os calouros do 1o ano.

O reitor em exercício Ricardo Dias Silva presidiu a reunião, que também definiu a carga horária do ensino remoto, sendo que os cursos poderão ofertar até 20% da carga horária das disciplinas no formato a distância.

Vale lembrar que devido a Covid-19 no Brasil a UEM e demais instituições de ensino tiveram que substituir as atividades presenciais pelo ensino remoto, fazendo uso das tecnologias digitais e internet. Na Universidade Estadual de Maringá o Ensino Remoto Emergencial seguiu as determinações da Resolução 006/2020 e a partir do dia 7 de maio de 2020 as aulas presenciais foram suspensas.

Durante este período a Comissão de Acompanhamento aprovou parâmetros para retomada das atividades didáticas presencias na universidade, tendo como base a matriz de risco epidemiológico do município de Maringá.

“Estamos em um momento em que a matriz de risco epidemiológico encontra-se em nível baixo há mais de dois meses e, portanto, fornece segurança para que se planeje um retorno às atividades letivas presenciais”, disse Santulo Junior.

Ele informou também que o retorno imediato exigiria que os alunos tivessem que procurar moradias nos municípios onde estão localizados os câmpus da UEM e também transporte fretado diário, no entanto faltam poucas semanas para o encerramento do semestre letivo e esse planejamento ficaria mais dificultoso. “Outro fator a ser considerado é que a retomada das atividades letivas demandará alguns serviços e possíveis readequações nos Câmpus para garantir um retorno seguro à comunidade acadêmica, o que demanda um período de reflexão e planejamento”, completou o relator Santulo Junior.



Aulas presenciais para cursos da saúde

A retomada gradual das aulas presenciais se deu desde 2020, com a publicação da Resolução 017/2020 admitindo-se o retorno das atividades letivas presenciais para os dois últimos anos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), seguindo as diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde do (continua...)